sexta-feira, 29 de junho de 2007

Clássicos em alta

Nosso sempre amigo Renato Bellote realizou recentemente em seu eclético blog Na Garagem uma enquete onde perguntava aos visitantes o que eles mais gostam de ver em seu blog. O resultado:
Carros antigos - 32 votos (54,24%)
Vídeos - 17 votos (28,81%)
Curiosidades - 6 votos (10,17%)
Reportagens - 4 votos (6,78%)
Lançamentos - nenhum voto

quinta-feira, 28 de junho de 2007

Socorro!

Este Fusca 1969 estava exposto no 6° Encontro AVA de Veículos Antigos de Juiz de Fora, no último final de semana. Seria apenas um carro com pintura diferente, não fosse por um detalhe: as placas pretas que o caracterizam com um veículo que recebeu o Certificado de Originalidade. Como diria o árbitro Arnaldo César Coelho, “a regra é clara”. Segundo o Manual do Avaliador da Federação Brasileira de Veículos Antigos, pintura extravagante é considerada um “item excludente”, ou seja, o veículo que pleiteia o Certificado de Originalidade é automaticamente eliminado. No caso deste Fusca é infração é dupla: além do tipo de pintura não ser padrão Volkswagen em lugar nenhum do mundo, em nenhuma época, a cor preta não consta do catálogo da Volkswagen Brasileira em 1969. Fica uma pergunta: será que este Fusca recebeu esta pintura após a avaliação (o que é grave!), ou antes de ser avaliado (o que gravíssimo!).

ATENÇÃO: Após a publicação deste post, recebemos de Jordão Rodrigues Crovato de Mello — presidente do VW Clube de Juiz de Fora e associado do AVA — a informação que este Fusca não pertence aos quadros da Associação de Veículos Antigos (AVA), nem do Volks Clube de Juiz de Fora.

Sopa de letrinhas

Este painel está exposto no Museu do Mercedes-Benz, na Alemanha. Mostra a infinidade de siglas dos mais diversos modelos MB ao longo de sua majestosa história.

Lotação esgotada!


Recebemos o seguinte comunicado, a respeito do 6° Encontro de Veículos Antigos e Especiais de Antonina PR, que acontece no próximo final de semana:
O 'MP Lafer - Auto Clube Paraná' e 'Antyqua - Organização e Promoção de Eventos Antigomobilistas' , organizadores do 'VI Encontro de Veículos Antigos e Especiais de Antonina' comunicam aos amigos que as vagas na rede hoteleira da cidade de Antonina já se esgotaram. Orientamos à todos que garantam suas reservas na cidade vizinha de Morretes que ainda dispõe de vagas para hospedagem. Sugerimos a Pousada Trilha da Serra (
www.trilhadaserra.com.br), que poderá atendê-los, com diárias promocionais, especiais para o evento. Vagas limitadas! Na noite de sábado (30) se realizará o 'Jantar de Congraçamento' no Hotel Camboa Capela de Antonina, convites poderão ser adquiridos antecipadamente com a organização ou no local. Um momento especial para brindarmos esta manifestação antigomobilista no litoral paranaense.
Neste caso também, lugares limitados! Maiores informações: Alcido Reuter: (41) 9973.1520; Luiz Henrique: (41) 9998.7778; Elisa: (41) 9677.8391

Coberturas especiais

Sugerimos uma visita à nossa seção Eventos&Fatos, com reportagens e muitas fotos dos principais eventos antigomobilísticos ocorridos no último final de semana:

• 6° Encontro AVA de Veículos Antigos – Juiz de Fora, MG
• 6º Encontro de Carros Antigos - Santana de Parnaíba, SP

• 1° Encontro Interclubes de Goiânia, GO
• Dia Mundial do Fusca – Pirituba, SP
• Dia Mundial do Fusca – Curitiba, PR
• Encontro Especial Mercedes Benz Clube do Brasil - Paraná

quarta-feira, 27 de junho de 2007

Esta é uma colaboração de nosso amigo Edi, do Fusca Clube ABC. As fotos aí ao lado vieram da Venezuela e são do bar temático “Las Piedras”. Idéia de um fanático por Fuscas da terra de Hugo Chaves que, aliás, também é apaixonado pelo Besouro.

terça-feira, 26 de junho de 2007

Tintim e seus carros

2007 é o ano do centenário de Hergé, o escritor e desenhista belga, criador de Tintim. Em suas viagens pelo mundo, sempre em companhia de seu fiel cãozinho Milú, o repórter Tintim tinha uma forte ligação com os automóveis. Para comemorar esta data marcante, o Salão do Automóvel de Barcelona, aberto no último dia 16, montou a exposição “Os Carros de Tintim”. São 15 carros de verdade ao lado dos quadrinhos, que mostram a importância dos veículos nas histórias, que tinham inclusive o status de personagens.

AVA 2007


Veja a cobertura completa e exclusiva do Portal Maxicar do 6° Encontro AVA de Veículos Antigos, ocorrido em Juiz de Fora no último final de semana. São 270 fotos. Parabéns aos amigos Borboleta, Salomão e a toda diretoria da Associação de Veículos Antigos de Juiz de Fora. Confira em Eventos & Fatos

segunda-feira, 25 de junho de 2007

Para encher o tanque


Quem tem freqüentado encontros de veículos antigos nos últimos meses nas cidades da Região Serrana do Rio de Janeiro e Sul de Minas Gerais, tem visto uma atração a mais. Trata-se de um Ford Fairlane 1957 travestido no bar temático Jack Tequila. Seu proprietário é o empresário Luciano Botechia, cujo apelido dá nome ao bar e que veio de Guarapari-ES no final de 2006, para radicar-se em Juiz de Fora, MG.
O carro é questão teve seu chassi alongado, (trabalho muuuito bem feito!) ficando com cerca de 5 metros de comprimento, a forma encontrada para abrigar balcão, bebidas e utensílios. O motor original foi substituído pelo V8 canadensense do Ford Maverick, devidamente preparado, com cerca de 300 cv. Potência suficiente para empurrar o bar pelas estradas da região. A galera adora se abastecer no Fairlane!

sexta-feira, 22 de junho de 2007

Parabéns pra você!

Hoje é o Dia Mundial do Fusca. Para comemorar, reproduzimos um vídeo criado por nosso parceiro e amigo Renato Bellote, do Blog na Garagem. Bellote, com sua licença!


Não perca de jeito nenhum!

É neste fim de semana o 6° Encontro AVA de Veículos Antigos, de Juiz de Fora-MG. Prepare sua máquina, pois serão belos dias de sol. O evento acontece sábado e domingo, no estacionamento do Hipermercado Carrefour. Para se inscrever, basta levar 5 quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados à APAE local. Sábado à noite haverá um animado coquetel no Sport Clube Juiz de Fora, com ingressos custando apenas R$ 20,00. Uma boa oportunidade de curtir os carros antigos e exercitar seu espírito cidadão. O Portal Maxicar estará por lá fazendo a cobertura jornalística. Veja detalhes aqui!

quarta-feira, 20 de junho de 2007

Paixão mundial


Dia 22 de junho, sexta-feira é o Dia Mundial do Fusca! O Portal Maxicar preparou uma matéria sobre a data, disponível em sua seção Eventos&Fatos.
Está disponibilizando também um cartaz comemorativo com a imagem aí ao lado no formato A4 para os Fuscamaníacos colarem no vidro de seu Besouro.

Paixão mundial II

Em homenagem ao Dia Mundial do Fusca, o Fusca Clube de Poços de Caldas fará uma exposição de carros do clube nos dias 22 e 23, na Agência 955 Veículos, localizada na Av João Pinheiro nº. 2190. No dia 23 servirão um delicioso café da manhã aos presentes à exposição e ao meio dia os veículos saírão da exposição em uma Fusqueata pelas principais vias da cidade.

Amém!

O Vaticano surpreendeu o mundo ontem, ao divulgar o documento "Orientação para a Pastoral das Estradas", onde dita as regras da harmonia nas ruas e estradas. O objetivo é humanizar e promover a paz no trânsito. Realmente, as ruas das grandes cidades e as estradas brasileiras estão um verdadeiro retrato do “Mundo Cão”.

Os Dez Mandamentos:

1 - Não Matar.
2 - A estrada deve ser uma forma de comunhão entre pessoas e não arma mortal.
3 - Cortesia e prudência o ajudarão a lidar com o imprevisto.
4 - Ajude o vizinho necessitado, especialmente vítimas de acidentes.
5 - Carros não devem ser uma expressão de poder e dominação, e uma ocasião para pecar.
6 - Convença os jovens e não tão jovens a não dirigirem quando não estão aptos.
7 - Apóie as famílias de vítimas de acidentes.
8 - Aproxime motoristas culpados e vítimas para propiciar o perdão.
9 - Na estrada, proteja os mais vulneráveis.
10 - Sinta-se responsável pelos outros.

terça-feira, 19 de junho de 2007

Ecologicamente correto

Desde criança, José Luis Machado é apaixonado por caminhões. Seguindo sua vocação, naturalmente tornou-se caminhoneiro. Mas uma doença na coluna o obrigou a afastar-se das estradas, estando atualmente sob licença médica pelo INSS. Mas sua enfermidade não o afastou dos caminhões. O que começou como um passatempo, virou fonte de renda extra. Morador da Posse, distrito de Petrópolis-RJ, José Luis produz miniaturas de caminhões e pick-ups antigas utilizando somente materiais que encontra no lixo: madeira, garrafas pet, metais, borracha, plásticos, fios... A qualidade de seu trabalho é excelente. É grande a riqueza de detalhes e as proporções são perfeitas. Coisa mesmo de quem é do ramo. Toda a fabricação das miniaturas é realizada em uma pequena oficina, com poucas ferramentas, nos fundos de sua casa. Um caminhão como esse FeNeMê aí da foto leva cerca de 2 meses para ficar pronto. Quem quiser adquirir uma miniatura de excelente qualidade, dar uma força a este excelente artesão e ainda por cima ajudar o meio ambiente, faça contato pelo telefone (24) 2259-2567. Ele aceita encomendas.

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Clássico sobre duas rodas

O canal de TV por assinatura TCM Classic Hollywood exibe hoje, às 10 da noite o cult "O Selvagem" (The Wild One), estrelado por Marlon Brando e produzido em 1953. Uma ótima oportunidade para ver clássicas motocicletas e um Brando em início de carreira.
Sinopse: "Brando interpreta Johnny, o líder de uma malvada gangue de motociclistas que invade uma pequena e tranqüila cidade da Califórnia. O jovem motociclista de jaqueta de couro parece possuído por uma maldição para destruir, até que se apaixona por Kathie (Mary Murphy), a "boa menina" cujo pai (Robert Keith) é policial. Infelizmente para Johnny, sua única chance de redenção é ameaçada por um psicótico rival, Chino (Lee Marvin) - além da hostilidade e preconceito das pessoas da cidade. Todas essas ardentes paixões explodem num eletrizante clímax!"

De volta à vida (ou quase...)


Finalmente chegou o dia. Na última sexta-feira (15/06), às 7 da noite (hora local), na cidade de Tulsa, EUA, foi finalmente revelado o Plymouth Belvedere enterrado em 1957. As imagens são bastante decepcionantes. Infelizmente a cápsula de concreto não teve a resistência esperada, deixando passar umidade. O resultado parece ser bastante ferrugem e o interior e motor totalmente destruídos. De qualquer forma, ainda não dá para saber a real extensão dos estragos, já que o carro ainda não foi totalmente limpo.


sexta-feira, 15 de junho de 2007

Saindo do buraco



O antigo Plymouth Belvedere enterrado em Tulsa, nos Estados Unidos em 1957, finalmente será revelado hoje (conheça a história no post abaixo). O grande acontecimento será transmitido hoje ao vivo pelo canal americano KO TV durante seu noticiário das 7 da noite (hora local), em seu web site.

Do caixote ao carro


Conheça passo a passo, todo o processo de criação de uma ilustração ultra realista em 3D. Quem dá a aula é o brilhante ilustrador Dan Palatnik em seu blog. O exemplo é este belo Galaxie 500, 1967 (por sinal, o primeiro carro de passeio da Ford brasileira). Dan Está participando do Prêmio 4 Rodas de Design. Já conhecemos o resultado final do trabalho, mas não vamos divulgar para não estragar a surpresa, já que Dan só vai mostrar no blog na próxima semana. Vale à pena acompanhar!

quinta-feira, 14 de junho de 2007

"Eu mereço Classic Show!"


Quer ganhar um ano de assinatura da revista Classic show! Então participe da promoção "Eu mereço Classic Show"!
Veja detalhes aqui!

Procura-se carro para aluguel

Esta semana o Portal Maxicar foi surpreendido com dois e-mails inusitados e que tratam do mesmo assunto: aluguel de automóveis antigos para casamento. As noivas, autoras das mensagens, desejam ser levadas à igreja para a cerimônia em carros muito específicos.
A primeira, de São Paulo Capital, procura um Corcel II, 1979. Detalhe: o carro tem que ser dourado. Ela foi proprietária de um até 2001, quando o carro foi roubado.
A segunda noiva mora em Paraguaçu – MG, cidade próxima a Varginha, Alfenas e Três Corações. Seu desejo é ser conduzida em um Rolls Royce, Chevrolet, Packard, Ford ou carro equivalente, dos anos 1920 aos 50. Outro detalhe: não vale carro conversível.
Se você mora nestas regiões, possui algum dos carros citados acima em ótimo estado e deseja ganhar um dinheiro extra, por favor entre em contato com o Portal Maxicar. maxicar@maxicar.com.br

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Está chegando a hora...


Publicamos ontem a história de um Plymounth Belvedere enterrado em 1957, em Tulsa, EUA (veja abaixo). Esta foto foi feita hoje e mostra que o processo de abertura da capsula do tempo já está concluído, faltando apenas revelar o carro. A grande curiosidade é: qual será seu estado de conservação, após 50 anos enterrado. Vamos aguardar até sexta-feira para saber. Tcha, tcha, tcha, tchaaaa!

Que tal ganhar 1 ano de Classic Show

Em parceria com a Revista Classic Show, o Portal Maxicar irá sortear 1 assinatura e dois kits da melhor revista sobre automóveis clássicos do Brasil. Aguarde detalhes!

terça-feira, 12 de junho de 2007

50 anos depois...

Em 15 de junho de 1957 um Plymount Belvedere zero quilômetro foi enterrado dentro de uma cápsula do tempo feita de concreto, na cidade de Tulsa, em Oklahoma, EUA. Dentro de seu porta-malas e porta-luvas vários objetos cotidianos daquela época: cigarros, tranqüilizantes, bilhetes de estacionamento... O objetivo da façanha era desenterrar o automóvel 50 anos depois, durante os festejos do centenário da cidade, e mostrar aos habitantes do século 21 como era a vida na década de 1950. Além disso, a Plymount queria provar que seu carro era tão moderno e avançado, que suas linhas permaneceriam atuais mesmo 50 anos depois (se deram mal!).
Pois bem! O momento chegou! A tal cápsula do tempo será aberta na próxima sexta-feira, dia 15 de junho.

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Exposição de Miniaturas

O artista das miniaturas Volkswagen, Beto Cridê, está realizando uma exposição permanente de seu trabalho, na Volkswagen Haus, em São Paulo Capital. Veja todos os detalhes no convite aí ao lado. E aproveite para conhecer seu website: www.fuscacride.com.br

Força nordestina

A cidade do Crato, no Ceará, acaba de fundar seu primeiro clube de veículos antigos. É o Clube do Automóvel do Crato. A solenidade de inauguração aconteceu no último sábado e reuniu diversos clássicos na principal praça da cidade. Parabéns ao presidente Diogivaldo Dourado e a toda sua diretoria. Rapidamente o amor pelos veículos antigos se espalha por todas as regiões de nosso Brasil.

quarta-feira, 6 de junho de 2007

Para ler e se emocionar

É imperdível a nova crônica do jornalista Carlos Zarur, que o Portal Maxicar acaba de publicar. “Meu primeiro carro” tem um tom nostálgico e fala sobre aquelas mais puras recordações da infância de todos nós. Não deixe de ler!

Amigos virtuais, amigos reais

Nosso brilhante colunista Romeu Nardini acaba de publicar seu novo artigo. Desta vez o tema é carros antigos e aquelas amizades virtuais, que cultivamos às vezes durante anos através da Internet e que um dia acabam se tornando reais. O título é: “O Fé e a Fá”. Descubra o porquê!

De papo pro ar...

Durante o feriado de Corpus Christ nosso MaxiBlog não terá atualizações. E o serviço de atendimento do Portal Maxicar através de telefone, MSN e Skype voltará a funcionar na próxima segunda-feira. Os e-mails recebidos durante esses dias serão atendidos segunda-feira também.

terça-feira, 5 de junho de 2007

O Fusca, de cabo a rabo

Um verdadeiro tesouro para quem é proprietário do nosso amado Fusca e gosta de colocar a mão na massa, quer dizer, na graxa, na hora da manutenção. Este site alemão traz o esquema mecânico e elétrico completo do VW. Peça a peça, parafuso a parafuso, são 130 imagens que trazem a radiografia de cada componente. Do motor, à luz de placa, da caixa de câmbio, ao sistema de ar quente. Os gráficos são de Fuscas alemães, mas também valem para os brasileiros, já que são muitíssimo parecidos. www.oldbeetle.net/pcat/epc.html

segunda-feira, 4 de junho de 2007

Speed Racer está de volta!

Estréia em maio do ano que vem no cinemas americanos “Speed Racer”, o filme, estrelado por Emile Hirsch, Susan Sarandon e Christina Ricci e baseado na animação japonesa de mesmo nome. O estúdio Warner Bros. Pictures responsável pela produção acaba de apresentar a primeira imagem do famoso carro de corrida Mach 5. Ficou idêntico ao original! Quem hoje tem em torno de 40 anos sabe a importância que este desenho animado tem para quem era criança no final dos anos 60...

sexta-feira, 1 de junho de 2007

Curvas perfeitas


Uma homenagem ao design automobilístico. É o que presta o Museu de Arte de Phoenix, nos Estados Unidos, com a exposição “Curves os Steel” (Curvas de Aço). A mostra reúne 22 carros dos anos 30 e 40, que representam o que de mais sofisticado se criou em termos excelência em design. www.phxart.org/exhibitions/curves.asp

Encontro da Posse

Um ótimo programa para esse domingo é colocar seu “velhinho” na estrada e participar do XV Encontro de Automóveis Antigos da Posse. Este é um dos mais antigos eventos do Brasil e é muito bem organizado pelo presidente Dr Gilberto Nassif. Para quem não conhece a Posse, trata-se do 5° distrito de Petrópolis – RJ há cerca de 45 quilômetros do centro da cidade. Não importa se você vem do sentido Rio de Janeiro ou do sentido Minas Gerais: a BR 040 é um verdadeiro “tapete”. A previsão do tempo para domingo é de sol!
Veja todos os detalhes do evento!