sexta-feira, 30 de maio de 2008

O pai do Opala




Apesar de ser oficialmente um Chevrolet, o nosso Opala, lançado em 1968, é na verdade uma cópia quase fiel do Opel Rekord C. Braço europeu da General Motors, a alemã Opel foi inaugurada em fins de 1800, mas só começou a produzir automóveis nos anos 1920. Na década seguinte, foi comprada pelo comglomerado americano.
O próprio nome “Opala” é a soma das palavras Opel + Impala. Alías, por uma questão de coerência, a Chevrolet Brasileira deveria se chamar Opel, já que toda a sua linha é baseada nos automóveis da fábrica européia e não na da Chevrolet americana. Além do Opala, podemos dar muitos outros exemplos: Chevette (lá chamado de Kadett C, na foto acima), Kadett (o brasileiro é igual ao da geração seguinte lá), Omega, Vectra, Astra, Corsa...

Detalhe interessante: na foto acima um Rekord Sedan 2 portas, nunca produzido no Brasil.

Excesso de carga


quarta-feira, 28 de maio de 2008

Presente divino

Essa é mais uma daquelas histórias incríveis, envolvendo veículos antigos. A reportagem foi exibida no ano passado, no “Sobre Rodas”, programa de uma emissora local, de Maceió-AL. Quando dizem que carro antigo procura seu dono, é a mais pura verdade!

terça-feira, 27 de maio de 2008

Lindo, lindo!


Veja só que bom gosto o cartaz do 7° Encontro de Veículos Antigos e Especiais de Antonina-PR. Dá vontade de ir só de olhar a imagem! Aliás, este evento foi um tremendo sucesso no ano passado. Veja a cobertura. Antonina é uma cidade linda, histórica e litorânea e só o local já vale a visita.

Brasil

O projeto de lei da deputada Neyde Aparecida do PT de Goiás pretende tornar obrigatória a nscrição da palavra "BRASIL" nas placas dianteira e traseira de todos os veículos registrados no território nacional. O Deputado Giovanni Queiroz, relator do projeto, já emitiu o parecer favorável.

Propagandas Antigas #6


segunda-feira, 26 de maio de 2008

Fortaleza voadora... e navegadora



Não, não é OVNI. É o Hidroavião DO-X 1929, de 30 toneladas e 12 motores (eu disse 12!) sobrevoando a Enseada de Botafogo. O flagrante foi obtido durante a escala no Rio de Janeiro do histórico vôo experimental alemão por 45.000 quilômetros da África e Américas do Sul e do Norte, em 1931.

Fabricado pela Dornier alemã, o protótipo DO-X era o maior avião do mundo e jamais entrou em operação comercial, apesar de ter sido testado pela Lufthansa. Tinha três andares com cabine-dormitório, sala de estar, biblioteca, restaurante e bar. Um navio voador de luxo, com tapetes persas, sofás de couro e porcelana fina.

Na foto acima, o avião parece ter "apenas" seis hélices porque os motores são duplos, isto é, para cada um que você está vendo na frente da asa, tem outro na parte de trás. Não creio que exista outro avião com tantos propulsores. A tripulação era de 14 pessoas e a lotação, de 70 passageiros. Sua velocidade de cruzeiro era de 175 km/h , autonomia de 2.300 km e levava 23 mil litros de combustível. Media 40 metros de comprimento e 10 m de largura.

Como o projeto não teve prosseguimento comercial, este famoso DO-X 1929 foi desativado em 1934 e levado para o Museu da Aviação em Berlin, onde terminou destruído num bombardeio durante a 2ª Guerra Mundial, em 1945.

Enviado pelo amigo Dr. Júlio Koeler, do Rio de Janeiro. Ele não cita a fonte, mas como não queremos ferir a lei dos Direitos Autorais, caso você conheça o autor, por favor nos avise, que acrescentaremos os devidos créditos.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Sotaque espanhol

A Espanha não tem uma grande tradição quando o assunto é automóvel. Diferente de outros países europeus, como a Itália e seu design imbátivel, a Alemanha e seus confiáveis automóveis, a França e seus carros sempre inovadores, ou a Inglaterra e seus veículos de luxo ou esportivos, a Espanha possui poucas marcas conhecidas pelo grande público. Do passado podemos citar a Hispano-Suiza como a mais famosa. Da atualidade a SEAT, um subsidiária da Volkswagen que inclusive já vendeu carros no Brasil, há até uns 5 anos, mas acabou indo embora.
Mas muitas marcas surgiram e desapareceram na Espanha ao longo da história do automóvel, principalmente em seus primórdios, lá por 1900/1920. São carros que pouca gente já ouviu falar. Você por acaso conhece Anglada, Castro, Elizalde, Hueto, Salamanca ou Sanford? Pois é... pouca gente já ouviu!

O site Vehículo Clássico conta a história da indústria automobilística da Espanha, desde antes mesmo do automóvel existir. E um link especial fala sobre estes e outros desconhecidos citados acima. O site é em espanhol (nas versões “castelhano” ou “catalão”), mas quem sabe português consegue se virar muito bem. Vale a pena uma visita!

Basta ver

Comercial do Karmann-Ghia lá da Alemanha. Nem precisa entender alemão para se apaixonar. Eta carrinho especial!

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Mago dos DKWs


Será amanhã, 22 de maio, a missa de 7º dia em memória de Jorge Lettry, falecido na ùltima sexta-feira, 16. A cerimônia acontecerá às 18 horas, na Igreja Nossa Senhora da Saúde, na Av. Domingos de Moraes, 2.387, em São Paulo.
O automobilismo brasileiro deve, e muito, a Lettry. Chefe da famosa equipe DKW-Vemag de competições, tem a sua participação tudo que de mais importante aconteceu com a marca alemã nas pistas brasileiras.
Era Italiano e foi vítima de câncer, aos 78 anos.
Na foto acima, Lettry (de pé), durante o recorde mundial de velocidade do “Carcará”, batido em 1966.
Nota enviada pelo amigo e colunista Paul William Gregson

terça-feira, 20 de maio de 2008

Opaleiros na pista

A sensação de participar de um comboio de carros antigos pelas estradas do Brasil é indescritível. Só quem já esteve num, sabe o que é. Que o digam os membros do Clube do Opala de Goiânia-GO, que foram em carreata à edição 2008 do encontro anual de Águas de Lindóia-SP, no mês passado. Quem nos mandou este video foi Eládio Júnior, membro do clube e fã desse blog. Curta a viagem!

Essa é de morte!


Apaixonado por veículo antigo é assim mesmo! Uns gostam de carros originais, outros de modificados. Uns gostam dos importados, outros dos nacionais. Uns gostam dos sedans, outros dos coupés, outros dos conversíveis. Uns gostam de motocicletas, outros de ônibus, outros de caminhões. E há ainda aqueles mais radicais, que gostam de... carros funerários. É o caso deste da foto, fabricado no início do século XX, parecendo ser um Ford Modelo T, que se apresentou no encontro de automóveis antigos de Boituva-SP, no último fim de semana. Além de totalmente ornamentado, o veículo trazia até uma urna funerária. Isso mesmo: um caixão de verdade! Resta saber se havia alguém la dentro, para dar ainda mais realismo!





Uma correção: o autor da foto, Odair Ferraz, nos informa que o veículo é um Chevrolet 1925

segunda-feira, 19 de maio de 2008

O novo recordista


A Ferrari 250 GT SWB California Spyder de 1961, da foto é a nova recordista mundial... de preço. O carro foi vendido ontem num leilão em Maranello, Itália, organizado pela própria Ferrari. Foi arrematado pelo DJ inglês Chris Evans por US$ 10,976 milhões. Com essa dinherama toda dá pra comprar cerca de 600 carros populares brasileiros zero km! O esportivo pertenceu ao ator americano James Coburn. Será que vale tudo isso?

Contagiante


Definitivamente o virus do ferrugem contagiou todo o Brasil. A foto acima parece até a de um tradicional evento de automóveis antigos, ocorrido em alguma capital brasileira. Mas não! Aconteceu ontem na pequena Itupeva, cidade de cerca de 26 mil habitantes do interior de São Paulo e reuniu mais de 300 veículos e foi um grande sucesso de público. Parabéns aos organizadores da festa!

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Tradizione


Acontece neste final de semana as famosas Mille Miglias (Mil Milhas) italianas. A prova, que percorre mil e seiscentos quilômetros, tem largada e chegada em Brescia, no norte do país, passando por diversas cidades, inclusive Roma. Participam da competição 375 veículos históricos escolhidos a dedo pelos organizadores, pilotados por pessoas de 29 países. A primeira edição aconteceu em 1927. Nossa colunista Elisa Assinelli Nascimento publicou uma matéria contando a história deste evento especialíssimo. Veja em http://www.maxicar.com.br/old/elisa/colunista_elisanascimento_3.asp

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Em grande estilo


O Portal G1 consultou diversas empresas especializadas na locação de automóveis para casamentos para saber qur tipo de carro era o mais procurado pelas noivas. O resultado, é claro, não poderia ser outro: o antigo. Segundo a reportagem, a locação por quatro horas custa de R$ 350 a R$ 2 mil, dependendo do modelo escolhido. Taí uma boa dica de como ganhar um extra nos fins de semana. Se você possui um clássico em sua garagem, prepare um belo uniforme e mãos ao volante!

Nostalgia

Temos o maior orgulho de viver e trabalhar numa bela, charmosa e famosa cidade brasileira: Petrópolis, no Rio de Janeiro. A Cidade Imperial, tão cheia de histórias e que apesar de ser de porte médio, já sofre com os problemas típicos das grandes cidades. O trânsito caócito no centro, por exemplo. Fazemos hoje uma homenagem a ela, com a publicação de 4 fotos que marcam diferentes épocas do Século XX.


terça-feira, 13 de maio de 2008

Alma esportiva

No início dos anos 80, a Chevrolet lançava o sucessor esportivo dos Chevettes GP e GPII: o Chevette S/R. Disponível apenas com carroceria "Hatch" e na cor preta com grafismos em tons de prata, o carro possuia motor 1.6 (o habitual era o 1.4), rodas de liga leve e interior exclusivo para a versão. Hoje tornou-se um carro raríssimo.
O vídeo abaixo é do comercial de lançamento e foi compilado pelos Chevetteiros de Curitiba. Nos foi indicado por Avelino Parreira Polo, de Santo André - SP. Avelino é o feliz proprietário de um exemplar fabricado em 1981, e cuja foto virou papel de parede da seção de Downloads do Portal Maxicar.




Perceba que este comercial seria totalmente "politicamente incorreto" hoje em dia. O galã da cena no final acende um cigarro.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Meu Calhambeque, bi, bi!


O Fantástico mostrou ontem que o mais famoso “calhambeque” do Brasil, o Ford modelo A Roadster (“Baratinha”) 1929 de Roberto Carlos acaba de sair de uma completa restauração. E o restaurador é o não menos famoso Emerson Fittipaldi.
Roberto já possuia o carro há alguns anos, que precisava mesmo de uma geral. Aí foi só ligar pro Fittipaldi que acionou sua equipe, que além de restaurar fez algumas modificações adicionais no carro, que já não era original. O motor, por exemplo, era de Cadillac, relembrando a música do “Rei”.
O carro será apresentado ao público durante o Salão de Acessórios de São Paulo, ou “Salão do Tuning”, para os mais íntimos, que começa nesta quarta-feira, 14, no Expo Center Norte.

Hiper-ultra-super valorização


Na última quarta-feira foram leiloados na sede do Jockey Club de São Paulo, diversos bens do mega traficante colombiano Juan Carlos Abadia, preso no Brasil. Entre os produtos diversos carros, entre eles dois antigos: um Jeep Willys 1969 e uma Rural 1961. Os compradores são empresários paulistas que preferem não se identificar.
Mas o que chama a atenção é os preços pelos quais os carros foram arrematados, já que além de estarem bastante modificados, não paracem em bom estado. O Jeep foi vendido por R$ 26.500 e a Rural por R$ 37.000. Nem carros absolutamente originais e em perfeito estado valem tanto.

Já fez o seguro de seu carro?

Essa quem nos mandou foi nosso amigo Marco Rebuli, do Clube da Kombi de Curitiba. Não está relacionado diretamente com veículos antigos, mas achamos tão divertido, que não poderiamos deixar de publicar.

Vocês sabem que hoje em dia o seguro de um automóvel é indispensável. ..
Não podemos deixar nem Uno de nossos Benz a Mercedes desses ladrões
que fazem a Fiesta , nessa Honda de assaltos!!!
A Marea está Brava !
Quem não segura o seu automóvel, pode se Ferrari e depois só GM pelos
cantos ou fica a Ranger os dentes e a Courier de um lado para outro,
vigiando a Strada e perguntando:
- Kadett meu carro ??????.
Faz a maior Siena e fica Palio de nervoso !!!
Aí, vai rezar um terço para Santana ajudar...
Mas isto não Elba stante para ter seu carro de volta !
Seguro é o Tipo de negocio difícil, Mazda para resolver, sem ficar com cara
de Besta no final !!!
O seguro é um Prêmio para quem o faz !!!
Tempra todo veículo. Tem Parati também.
E, na hora de fazer o seguro do seu carro, pense nas Variant es...
Afinal Quantum mais opções, melhor !
Você vai ver que o nosso seguro é legal as Pampa ...
Por isso, ele o Fusca os demais, e vai marcar um Gol na hora do Accord !!!
Não deixe o prazo Passat !.... Monza obra !
Venha Logus ! Estamos Kombi nados???
Espero seu contato...
Visite nossa agência e se Accent na frente do Galant , que é o nosso
gerente!
P.S. : Não se esqueça de levar o Stratus de seu banco e colocar um Blazer
bem bonito, parecendo um Diplomata de Classe A .
Mas, não deixe de olhar todos os Topic do contrato...
Somos bem melhores Kia concorrência e se você perder esta Xantia, vai se
Corsa todo de raiva, o Ka ???
Com nosso seguro, você pode passar um Weekend tranqüilo, fazendo um Céu
pela praia de Ipanema que, se roubarem seu carro, mesmo que seja em dia de
Eclipse , você não terá problema...
Temos nossa Suprema garantia de pagamento em prazo recorde !!!
Não precisa D20 dias, como outros que tem por aí....
Hoje mesmo estamos pagando um seguro de um roubo que ocorreu A10 dias, S10
se, nós pagaríamos antes até !!!
Você pode estar em qualquer lugar, de um Polo ao outro, que nós damos aassistência que precisar !!!

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Alô, alô “Terrinha”

Imagens do Motorclássico 2008, o maior evento de veículos clássicos de Portugal, que aconteceu no mês passado. Chama a atenção o altíssimo nivel dos automóveis, a maioria europeus: Jaguar, MG, Triumph, Mercedes, Ferrari, Bentley, Porsche... Veja também no link a seguir o video da materia publicada pelo jornal Portugal Diário: http://diario.iol.pt/multimedia.html?id=939335&div_id=0&mul_id=10079510
Em Tempo: o "carocha", citado na matéria do jornal é o nosso Fusca!

Pelamordedeus #22

Hoje, em dose dupla!
Acredite: por baixo de tudo isso, existe um Chevette!



E disso, um Santana!

Agradecemos a colaboração de "Ivix", do FNVA

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Quem nunca sonhou com isso?


Já pensou atravessar as Américas Central e do Norte inteirinhas a bordo de um altomóvel antigo? Legal demais, não? Pois é isso que vai fazer um grupo de 16 casais, numa viagem de 18 mil quilômetros, do Panamá ao Alasca, no extremo norte dos Estados Unidos. A viagem começou na semana passada e tem previsão de durar até dia 28 de junho.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Milagres acontecem!



O maravilhoso Dodge Charger R/T acima é a paixão do administrador João Figueira, de Curitiba-PR. O carro foi restaurado e customizado com extremo bom gosto e foi premiado na última edição do Mopar Nationals, que aconteceu em outubro de2007 e que foi organizado pelo Chrysler Clube do Brasil, sendo eleito o melhor Dodge Street do evento.
Mas o mais incrível é o estado em que o carro se encontrava no dia em que foi comprado. Veja a foto abaixo. Portanto, se você se aventurou a restaurar um carro antigo e já anda meio de saco cheio da trabalheira que está dando, mire-se no exemplo de Figueira. Ele nos prometeu contar em detalhes como se deu o milagre desta restauração, na seção
“Do Lixo ao Luxo” , do Portal Maxicar. Vamos aguardar.


Mundo pequeno


Beto Cridê avisa que já estão disponíveis algumas novas miniaturas Volkswagen, para o deleite dos aficionados. Na escala 1/18: Kombi Baú 1962, Kombi Hippie, Fusca Pick-up com carroceria de madeira e Fusca 1970 1º série com rodas cromadas e vidros verdes. Na escala 1/24: Fusca "Fafá" 1985; Fusca e Kombi para a empresa “Disbrave”. O artista aceita encomendas de miniaturas personalizadas para empresas. Visite http://www.fuscacride.com.br/

terça-feira, 6 de maio de 2008

A volta do “ratinho”


Não estamos falando do apresentador de TV, mas sim do Topolino, que a Fiat pretende produzir em sua fábrica na Sérvia a partir de 2010, dando continuidade à onda retrô iniciada no finalzinho do século XX e que não pára de crescer.
Ainda se sabe poucos detalhes sobre este novo carro. É certo que será montado sobre a plataforma do Fiat 500, um clássico que também está de volta desde o ano passado.
O Topolino foi fabricado de 1936 a 1955 e ganhou este nome por causa do Mickey, que recebeu esse apelido na Itália. Na foto, um modelo A 1938 (esq) e um modelo C 1954.

Propagandas Antigas #5


segunda-feira, 5 de maio de 2008

Um sonho que se desfaz

O engenheiro João Conrado do Amaral Gurgel tinha um sonho: produzir um veículo que fosse 100% brasileiro. Mas essa história não teve um final feliz e culminou com a venda do prédio da montadora em Rio Claro – SP, em meados do ano passado. Veja a reportagem exibida pelo SBT.

Sucesso nos “States”

Os carros fora-de-série brasileiros sempre fizeram sucesso no exterior. É o caso, por exemplo, do Puma que foi amplamente exportado para vários países e que voltou a ser produzido recentemente na África do Sul. Outro bom exemplo é o MP Lafer. O vídeo abaixo é de um exemplar que encontra-se no estado da Carolina do Sul, EUA. E por falar nisso, veja como foi o XII Passeio do Clube MP Lafer Brasil que aconteceu no dia 26 de abril em São Paulo e que contou com a participação de mais de 100 carros da marca!

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Parque de diversões de marmanjo #1


Essa é do reino da Dinamarca. E quem dá a dica é o amigo Flávio Gomes em seu Blig do Gomes. Diz que a concessionária de carros zero km foi fechada há muitos anos, e todo seu “estoque” ficou lá, guardadinho. Agora os carros, que a essa altura já viraram clássicos, estão à venda e, segundo consta, a preços bem baixos. Que tal pagar apenas 2.500 Euros num Renault 4 da década de 1960, por exemplo? Já pensou? Carros antigos,... zero km,... a precinhos módicos? Pena que é tão longe!
Mais algo está mal contato. Há carros de diversas épocas, dos anos 1950 a 1980. Como podem ser todos novos? A não ser que a agência trabalhasse também com a venda de automóveis usados. Tomara que não seja mais uma daquelas histórias fantasiosas, como a do
galpão de preciosidades em Portugal, que o Portal Maxicar desvendou há pouco tempo.

Parque de diversões de marmanjo #2


Essa é daqui mesmo do Brasil. As fotos quem nos mandou foi nosso amigo e colaborador habitual Edi, do Fusca Clube ABC. Ele não fornece muitos detalhes sobre esse paraíso, mas se vê pintado na parede a logo dos Amigos do Fusca da Baixada Santista.
Acompanha as fotos um divertido texto: “Nosso amigo colecionador saiu de viagem e deixou seu filho e um amigo a cargo de arrumar e fazer com que coubessem todos seus raros Fuscas dentro de sua garagem. Quando voltou de viagem a surpresa: para que acomodassem todos os modelos em sua garagem, eles foram recortando e pendurando os Fuscas pelas paredes!”