quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Madeira de lei


Uma obra de arte esta Vespa toda em madeira. Não temos muitas informações. Só sabemos que o magnífico trabalho é de autoria do de um mestre marceneiro português chamado Carlos Alberto.

Dica de Elisa Asinelli do Nascimento

66 anos de Roosevelt no Brasil

A capital do Rio Grande do Norte comemorou ontem os 66 anos da visita de Franklin Roosevelt. A visita do presidente americano aconteceu em 28 de janeiro de 1943, em plena II Guerra Mundial. Natal, devido à sua localização geográfica, era um ponto estratégico para os aliados, dos quais faziam parte Estados Unidos e Brasil. Além de solenidades típicas, um comboio de veículos militares antigos circulou pelas ruas da cidade. Veja a reportagem do jornal Tribuna do Norte.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

De Cometa, rumo a Lindóia


Que tal ir ao encontro de automóveis antigos de Águas de Lindóia de um jeito bem diferente este ano? O Clube do Opala de Jundiaí foi convidado pela Viação Cometa a formar uma caravana para ir o evento a bordo do famoso Flexa Azul, um dos mais famosos ônibus de turismo do Brasil de todos os tempos e que acaba de se aposentar. Veja matéria especial sobre o assunto aqui!
A partida será dia 18 de abril, sábado, às 8 e meia da manhã da Rodoviária do Tietê, na capital paulista, passando por Jundiaí antes de rumar para Águas de Lindóia.
A passagem custa R$ 47,00 e as vagas são limitadas.
Informações: info@clubedoopaladejundiai.com

Reservas: moderadorcometa@gmail.com (A partir de 10/02)

Ecos do Dia Nacional do Fusca


Em todo o Brasil os fuscamaníacos comemoraram neste final de semana o Dia Nacional do Fusca, cuja data oficial é na verdade 20 de janeiro.

Em Poços de Caldas-MG o Clube do Fusca local comemorou a data com um encontro na Praça Jose Affonso Junqueira seguida de uma fusqueata pelas ruas da cidade (foto1).
Em São Bernardo do Campo-SP, o Fusca Clube do Brasil reuniu a turma no estacionamento do Shopping Metrópole (foto 2).
Em Curitiba-PR, a organização local estima em cerca de 700 o número de Fuscas e seus derivados em exposição no Palácio Iguaçu (foto 3).
Já a turma de Recife-PE invadiu a orla da Praia da boa Viagem, num evento realizado pelo Fusca Clube de Pernambuco, conforme a montagem abaixo, de autoria de Alexander Gromow.
Parabéns aos amantes do VW de todo o Brasil!



Pega, ladrão!


Foi roubado no último dia 24 no bairro da Água Rasa em São Paulo o Chevette SL 1977 da foto. O carro é totalmente original, na cor azul cobalto e tem a placa DIO-0977. O proprietário paga uma recompensa de R$ 1.000 para quem consiga encontrá-lo. Contatos: (11) 9588-8701 e 9350-1594. E mail: dazabumba@hotmail.com

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Inspiração

Ontem, durante o 2° Encontro de Carros Antigos de Engenheiro Paulo de Frontin, no interior do Rio de Janeiro, eu conversava com Mariotti Constantino. Ex-piloto, Antigomobilista e colecionador da marca Alfa Romeo, o italiano Constantino está de férias no Brasil. A certa altura do bate-papo ele disse ter visto um automóvel estranho em recente evento no Rio. Segundo sua descrição, trata-se de um carro com linhas muito parecidas com os Alfa italianos, tinha inclusive mecânica Alfa Romeo, mas ele julgou ser alguma criação de fundo de quintal com motor adaptado.
Na verdade ele se referia ao nosso querido FNM 2000 JK, fruto da parceria entre a montadora italiana e a estatal brasileira Fábrica Nacional de Motores. Expliquei a ele que até mesmo a logomarca da FNM era “inspirada” na da Alfa, conforme foto.

Há 50 anos...

Em 3 de janeiro de 1959 saia da linha de montagem o primeiro “Volkswagen de Passageiros”. Completando 50 anos, a data tem sido muito comemorada pelos Fuscamaníacos brasileiros. Nosso colunista Alexander Gromow escreveu uma matéria especial sobre o tema e que tem tido incrível repercussão. Caso você ainda não a tenha lido, acesse http://www.maxicar.com.br/old/gromow/colunista_gromow.asp
A Race TV também levou ao ar uma reportagem sobre o assunto.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

S.O.S Capaçava!


Quem é ligado ao antigomobilismo tem acompanhado o drama do Museu de Antiguidades Mecânicas, conhecido como museu do automóvel de Caçapava. Abandonado há cerca de 20 anos, a decadência do que já foi o mais importante museu do gênero da América Latina, inicio a partir de 1975, após a morte de seu fundador, Roberto Lee,um dos precursores da cultura antigomobilística no Brasil.
Hoje, a institiução se transformou num prédio em ruínas e que abriga automóveis raros que já se transformaram em sucata. Entre os cerca de 150 clássicos, está por exemplo o único exemplar no Brasil do famoso e polêmico Tucker Torpedo (foto), cuja produção foi de apenas 50 unidades.
Ontem, recebemos do internauta Waldenir Dornellas, de São José dos Campos-SP, o link de uma reportagem produzida pela TV Vanguarda, que dá uma idéia da situação. Quanto mais o tempo passa, mais inviável torna-se a recuperação deste precioso acervo. É preciso uma solução imediata! Veja a reportagem completa!
Atualização em 29/01/2009
ERRAMOS! - Leitor deste blog, o amigo Odair Ferraz nos alerta que atualmente restam apenas 30 automóveis no Museu. O restante foi sendo vendido ao longo do tempo, que torna a situação ainda mais grave

Alta fidelidade


Há quase um ano noticiamos aqui que estava em desenvolvimento um site dedicado a resgatar a história do famoso Envemo Super 90, a fidedignas réplica brasileira do mítico Porsche 356. Veja o post aqui!
Pois bem, o site agora já encontra-se pronto e totalmente funcional. Tem a história da criação do carro, reportagens de revistas e o mais importante de tudo: uma galeria de fotos que busca resgatar os exemplares remanescentes no Brasil e no exterior (foram fabricados apenas cerca de 220 Super 90, entre Coupês e Cabriolets).
Este aí da foto, por exemplo, foi parar na Alemanha, terra da Porsche. Isso sim é uma réplica fiel ao original. http://www.envemo.com/

Pelamordedeus #38


O que dizer sobre isso?

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

A Vovó dos SUVs


Já reparou que atualmente uma grande fatia do mercado dos jipões esportivos do tipo Mitsubishi Pajero, Jeep Cherokee e Hundai Tucson, os chamados SUVs (Sport Utility Vehicles) é composta por mulheres? Elas querem se sentir seguras, no alto de seus carros, principalmente quando as grande cidades estão a cada dia mais violentas. Sinal de modernidade? Que nada! Veja esse anuncio da Rural do ínicio do anos 1970. A abordagem é inteiramente voltada para o mercado feminino.

Até de baixo d'água

Nosso amigo e colunista Alexander Gromow nos faz um breve balanço de como foi comemorado o Dia Nacional do Fusca, ontem em São Paulo.

"Ontem, dia 20 de janeiro, um dia especial em que se comemorou também:

- O décimo segundo Dia Municipal do Fusca. O Dia do Fusca no Município de São Paulo foi instituído pela Lei Municipal No 12.202/96 de novembro de 1996, portanto São Paulo deve ser a única cidade do mundo a ter um dia oficialmente dedicado ao Fusca, detalhes podem ser vistos na página: http://www.fuscabrasil.net/entrevista/P01_F.htm com texto elucidativo e fotos, bem como reportagem da Folha de São Paulo, parece incrível não? A primeira comemoração foi realizada no dia 20 de janeiro de 1997 na Câmara de Vereadores da Megalópole Paulistana.

-O vigésimo Dia Nacional do Fusca, o primeiro foi comemorado no dia 15 de janeiro de 1989 em Interlagos.

Num encontro no "Território Matel " das terças-feiras em são Paulo no Sambódromo, ou melhor "Pólo Cultural Grande Otelo", foi realizado, sob uma copiosa e impiedosa chuva, um lindo evento que pode ser testemunhado pelas fotos animadas em um breve vídeo abaixo.
Com chuva e tudo, um evento que valeu pela qualidade dos carros e pelas explicações que foram dadas pelo Zé Ricardo (ZR Soluções Automotivas) sobre os modelos em desfile!
Coisa linda de se ver, cultura VW para se aprender!
Apesar do tempo chuvoso, foi incrível a participação de carros, o que demonstra a pujança do movimento Fuscamaníco independente em São Paulo, pois não houve a influência direta de nenhum clube..."

Um abraço
Alexander Gromow



W114


Quem curte a marca da estrela de três pontas deve dar uma passada na “Garagem do Bellote” que esta semana traz um Mercedes Benz 280 C como modelo de seu ensaio fotográfico.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Uma data especial


Hoje, 20 de janeiro, é o Dia Nacional do Fusca. Um dia especial, para um carro mais especial ainda! Ou você conhece algum outro carro que tenha um dia nacional e também um dia mundial (22 de junho)? Comemora-se hoje o Dia Nacional porque foi nesta data, em 1995, que aconteceu no Autódromo de Interlagos em São Paulo o maior encontro de automóveis de uma mesma marca em todo o mundo, fato que entrou para o Livro Guinness dos Recordes. Foram nada menos que 2.728 carros, durante o Encontro Nacional do Fusca. A data faz parte do calendário oficial da cidade de São Paulo.
Além disso, o mês de janeiro em 2009 é muito especial para o Besouro. No dia 3, em 1959 saia da linha de produção o primeiro VW de passageiros brasileiro. Nosso colunista Alexander Gromow contou com maestria essa história em sua coluna mensal: www.maxicar.com.br/old/gromow/colunista_gromow.asp
Portanto, se você tem o privilégio de ter um Fusca em sua garagem, dê um passeio com ele hoje, com muito orgulho!
Para ilustrar essa matéria, resolvi um usar uma foto do meu próprio Fusca, tirada no último sábado, durante o 2º Encontro Interclubes do Rio.

Último dos Moicanos


Numa pequena nota, a última 4 Rodas dá uma grande notícia! Acaba de ser concluída a restauração do último Dodge fabricado no Brasil, quando a Chrysler já estava sob a batuta da Volkswagen, em 1981. O carro, um Dart de chassi n° 93008 era usado em shows de manobras e seu destino já estava traçado, não fosse por Alexandre Badolato, um amante da marca e seu atual proprietário.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Aparências, nada mais!


Sábado, no 2º Encontro Interclubes do Rio de Janeiro, um Fusca 1971 de cor Azul Diamante, chamava a atenção dos visitantes. Por fora, a não ser pelas rodas largas, a suspensão rebaixada e o super escapamento, o carro teria aparência completamente original. Internamente também pareceria com um Fusca comum de fábrica, não fossem os bancos altos tipo “concha” de competição (para poder agüentar “o tranco”). O grande segredo escondia-se sob o capô. No lugar do motor 1500 refrigerado a ar, um potente AP 1.9 turbinado.
Cheio de orgulho, seu jovem proprietário Cláudio Buzzani conta que gastou cerca de R$ 8.000,00 na restauração e adaptação do carro. Segundo ele, o carro tem uma incrível arrancada (razão dos bancos “concha”) e atinge facilmente os 170 quilômetros por hora, dando “poeira” até mesmo em esportivos importados.
Aos que o criticam pelas modificações, ele explica que também adora os Fuscas originais, tendo em sua garagem um deste estilo, fabricado nos anos 1960.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Eta carro pra fazer sucesso!


Terminaram no dia 25 de dezembro as inscrições do 1° GRANDE CONCURSO INTERNACIONAL DE FOTOGRAFIAS VW´S, promovido pelo Fusca Clube ABC, de São Paulo. O sucesso foi enorme. Foram recebidas 264 fotos de amantes do Besouro de todo o Brasil, cujo tema era o Fusca e seus parentes VW refrigerados ar. Além disso, as fotos são de alta qualidade: com muita criatividade e excelente nível técnico. Agora o concurso entrou em fase de apuração e os vencedores serão anunciados no dia 15 de fevereiro. A comissão julgadora terá muito trabalho na escolha! Este concurso tem o apoio do Portal Maxicar. Se delicie, conferindo todas as fotos aqui!

Studebaker


Com sua habitual qualidade gráfica e jornalística, a revista Classic Show nº 44, que já está nas bancas, trás como principal reportagem a americana Studebaker, que saiu na frente das grandes montadores no pós II Guerra Mundial, lançando automóveis com designs revolucionários para a época. Na foto acima, acervo da revista Life, um Champion durante as comemorações dos 100 anos da empresa.

Tapetes automotivos

O Portal Maxicar sorteou entre seus clientes, compradores de camisetas e bonés bordados, um jogo de tapetes automotivos, durante sua promoção de Natal. O ganhador foi escolhido no dia 15 e o contemplado foi o mineiro Renato Szeretiuk, de Betim. Parabéns ao Renato!
Agradecemos a participação de todos!

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Na pista


A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) confirmou para agosto a realização de uma etapa da Historic Formula One no Brasil. A prova reunirá 25 antigos automóveis da categoria, como esse estranho Tyrrel de 6 rodas da foto que foi a campeã da temporada 2008, e acontecerá no dia 16 de agosto em Interlagos – SP, com transmissão da Rede Globo.
A temporada terá início em abril e a primeira corrida acontecerá em Spa-Francorchamps, na Bélgica.

Onde está Wally?


terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Ouro, ouro!


Você é louco por seu carro e não mede esforços para mantê-lo em dia com o que há de melhor? Então, que tal uma grade, os parachoques, os frisos ou os acabamentos em ouro 24 quilates? O serviço de folheação já está disponível no Rio de Janeiro. Segundo Cosme Marcos, criador do serviço, na maioria das vezes é possível realizar a folheação sem a necessidade de desmontar o carro. Veja o resultado, acessando o link: http://contatodeouro.nafoto.net/

São Paulo, 1943

A dica é do amigo Alexander Gromow. Este vídeo histórico foi produzido em 1943, em plena Segunda Guerra Mundial, pelo governo americano. Veja a explicação para isso:

“Este filme sobre a cidade de São Paulo, feito pelo governo americano,
fazia parte do esforço de guerra da época, 1943. É uma peça de propaganda
muito bem feita para ser divulgada nos EUA de então. Cabe lembrar que neste
período o Brasil estava sob a ditadura de Vargas e que, politicamente, o
país estava mais próximo do fascismo italiano e do nazismo alemão do que
qualquer outra coisa.
Com a entrada dos EUA na guerra, depois de Pearl Harbor, a situação
do mundo pendia mais para o Eixo ROBERTO (Roma, Berlim, Tokio) e os aliados
não tinham mais onde obter matéria prima pra a indústria de guerra. A
África, Ásia e o Pacífico Sul estavam nas mãos do Eixo. Sobrava o Brasil e
foi assim que o presidente Roosevelt, dos EUA, veio ao Brasil negociar a
participação do país do lado aliado.
Coincidência ou não, vários navios mercantes brasileiros foram
torpedeados, causando mortes e tudo mais. Na época disseram que tinha sido
submarinos alemães, mas há que diga que foram submarinos ianques ou ingleses
que fizeram isso pra forçar a entrada do Brasil na guerra ao lado dos
aliados De qualquer maneira, Vargas, sob tremenda pressão popular, declarou
guerra contra o Eixo. A partir daí, os EUA fizeram uma enorme campanha para
enaltecer e valorizar os países amigos do Hemisfério Sul, especialmente o
Brasil, de onde saiu quase tudo que os aliados precisavam para manter a
indústria de guerra funcionando, inclusive bases aeronavais no nordeste,
como em Natal e Fernando de Noronha, de onde saíram as primeiras invasões
aliadas no Norte da África. Coube a marinha de guerra brasileira a
responsabilidade de comboiar os navios mercantes que iam pros EUA ao longo
da costa do país. E isso foi feito com poucas perdas para os aliados...
O filme em questão, sobre São Paulo em 1943, insere-se neste período
e a cidade e o Estado são mostrado sob uma ótica tipicamente
norte-americana, uma exemplo clássico de propaganda de esforço de guerra. É
um filme pra guardar, com certeza...”

Pelamordedeus #36


Há algum tempo apresentamos aqui o Opala mais iluminado do mundo. Carro de fazer inveja a qualquer nave espacial ou loja de abajures. Agora é a vez do mais enfeitado mundo. Não sabemos detalhes sobre o carro, mas uma coisa é certa. O motor deve ser pelo menos um V12 com uns 800 cv para poder carregar tanto peso.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Best Blogs Brazil


Está acontecendo a eleição dos melhores blogs do Brasil em diversas categorias, promovido pelo site Best Blogs Brazil. Gostaríamos de recomendar o voto a dois blogs que fazem um trabalho muito legal em prol do automobilismo e do antigomobilismo brasileiros.

O primeiro é o do "Saloma do Blog", de Luiz Salomão -
www.interney.net/blogs/saloma/.
Está concorrendo na categoria AUTOMÓVEIS, e é dedicado principalmente ao automobilismo brasileiro dos anos 50 aos 80.

O segundo é o "Blig do Gomes", de Flávio Gomes - http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/.
É dedicado também ao automobilismo e a automóveis, antigos e modernos. Está concorrendo nas categorias ESPORTES e AUTOMÓVEIS.

Sugerimos então o voto para ele apenas na categoria ESPORTES, dando preferência ao Saloma na categoria AUTOMÓVEIS, já que só se pode votar uma vez em cada categoria. Assim ajudamos os dois!

O endereço do Best Blogs Brasil é: http://bestblogsbrazil.com/2008/. É necessário fazer um pequeno cadastro para votar. Coisa rápida!

As aparências enganam!


Já pensou pilotar um antigo bólido com aparência de um autêntico carro de competição dos anos 1950, mas zero quilômetro. Esse carro já existe! É o HB Special, um projeto dos irmãos holandeses Paul e Tino Huet e acaba de ficar pronto. Serão apenas 12 automóveis que possuem chassi e mecânica do Triumph TR6 (fabricados nos anos 1970) e uma levíssima carroceria de fibra de carbono que pesa míseros 23 quilos. Veja a reportagem completa no portal Webmotors.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Corrigindo...


Há dois dias publicamos aqui um post a respeito do Bugatti 1937 encontrado em uma garagem da Inglaterra. Veja abaixo! Esta notícia foi amplamente divulgada, não só nos meios de comunicação do Brasil, mas circulou o mundo inteiro, onde dizia-se tratar-se de um Bugatti Atlantique. Porém fomos alertados por nosso jovem colunista João Pedro Gazineu, um especialista em automóveis raros do início do século XX, que trata-se na verdade de um Atalante. Segundo Gazineu, o Atlantique é ainda mais raro e caro, já que foram fabricados apenas 4 exemplares, havendo hoje somente 2 sobreviventes. O Atalante é ou Coupê, enquanto o Atlantique um Fastback. Na foto acima, o da direita é o Atlantique. Como é bom sermos amigos de quem entende do assunto!

Pelamordedeus #35


Se você prestar bem a atenção, verá que aí existe um Chevette. Repare no camarada deitado ao lado do carro. Deve ter morrido de susto, coitado!

Dica dos companheiros do FNVA

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

De Fordinho, rumo à Argentina



A animada turma do Clube do Fordinho fez um passeio diferente nesta virada de ano: ao todo 31 pessoas a bordo de 14 Fords Modelo A, saíram de São Paulo com destino a Argentina. Foram 9 dias de viagem, cerca de 2.500 quilômetros rodados de muita aventura, amizade e diversão. E toda a viagem foi registrada no site do clube, dia a dia, com textos, comentários e fotos. Um grande barato! Nessas horas dá uma tremenda inveja, não é mesmo? Confira tudo aqui!

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Tesouro escondido

O médico inglês Harold Carr morreu em 2007. Trancado dentro de uma garagem desde de 1960 sua família encontrou um Bugatti Atlantique 57S 1937, cuja produção foi de apenas 17 unidades.
Agora o carro será leiloado e a expectativa é de que seja arrematado por 3 milhões de euros. O carro precisa de uma restauração completa, mas é totalmente original e tem apenas 42 mil quilômetros rodados. Nada mal para um automóvel com mais de 70 anos!
Dizem que o Atlantique 57S serviu de inspiração para o famoso esportivo Veyron e seus 1.001 cavalos. Embora não se pareçam em nada...