quarta-feira, 29 de setembro de 2010

American life

Imagens de típicas cidadezinhas americanas dos anos 1950. Suas construções de madeira, seus carrões, suas ruas bem limpas e arborizadas.
E na última foto, a grande surpresa! Clique nas imagens para ampliar.











Enviado pelo amigo Clelson Marques

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Feitos para rodar!

O programa Curva do S, exibido pelo canal por assinatura Speed, apresentou no dia 22 de setembro uma reportagem especial sobre o X Rally Internacional Classic Car Club, que aconteceu no Rio Grande do Sul, no final do mês passado. Teve gente do Uruguai e até da Itália participando.

Humor negro


Outdoors espalhados por uma rodovia no interior de Alagoas.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Segredo


Em março de 1973 a revista 4 Rodas publicava uma reportagem sobre o que seria a revelação de um segredo para o ano seguinte: o Opala 1974. Repare que o desenho mostra uma frente que na verdade acabou nunca existindo, e mistura a grade que realmente foi usada em 1974 com o capô vincado, que só iria aparecer em 1975.
É engraçado como esses flagras muitas vezes não se confirmam. Geralmente o modelo flagrado vem sempre um pouco diferente. Até hoje é assim.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O diferencial faz toda diferença

Veja como funciona o diferencial, nesse vídeo super didático. Foi criado pela General Motors em 1937 e continua completamente atual.



Bela dica do Mahar

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Pit-Stop

Caçambas


A próxima terça-feira será dedicada às pick-ups (originais e hots) no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo. Serão 40 veículos em exposição, pertencentes ao acervo do Pick-ups Antigas Club. Ótima oportunidade para ver de perto clássicas como Ford F1 e F100, Chevrolet “Boca de Sapo”, El Camino, Brasil, C10, Studebaker (foto), “Marta Rocha”, entre outras. Este evento é uma prévia do que vai acontecer em Águas de São Pedro-SP, de 9 a 12 de outubro. Legal demais!

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Contrabando


O portal de notícias G1 noticiou a prisão de 14 pessoas no Rio Grande do Sul ontem, 14 de setembro. A quadrilha é acusada de contrabandear diversos produtos vindos do Uruguai, entre eles, automóveis antigos. Veja a reportagem completa.
Por isso, sempre desconfie de automóveis antigos estrangeiros, anunciados na internet a preço de banana, com a promessa de ter os documentos legalizados como num passe de mágica. Um belo dia você pode acordar com a Polícia Federal na sua porta.

Pelamordedeus #72


Esse talvez seja o carro mais bizarro que já apareceu aqui, durante essa 72 seções do Pelamordedeus. Alguém teve a brilhante idéia de juntar um Dodge Polara com um Fusca. O miolo é VW, as “pontas” e a mecânica, Chrysler. Para dar um “quê” a mais, a grade dianteira é do Landau, com faróis de algum automóvel que não conseguimos identificar. O acabamento é um verdadeiro primor! Gostaríamos de saber com que nome essa trapizonga está cadastrada no Detran.

Dois pesos e duas medidas


Divertida, sarcástica e realista a animação de anteontem do site charges.com.br sobre as famigeradas cadeirinhas. Ela diz em resumo o seguinte: enquanto o filho da classe média vai sentadinho com segurança no banco de trás, o pobre anda de ônibus, sem cadeirinha, ou mesmo cinto de segurança, sujeito a todo tipo de acidente. Isso, quando não é obrigado a viajar em pé!

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O carro do patrão


Acaba de seu leiloado na Inglaterra o Aston Martin DB 2 MK III 1958 que pertencia a David Braun e esteve guardado sob uma lona nos últimos 30 anos. Foi arrematado por cerca de R$ 500 mil. O valor do carro se justifica, já que foi ele que deu origem ao modelo DB (de David Braun). Só deveriam ter cuidado melhor do automóvel! Veja a notícia completa no site do revista AutoEsporte

Um novo blog

O amigo Portuga Tavares acaba de inaugurar mais uma opção de blog sobre automóveis antigos. É o Blog do Portuga. Para quem não conhece, o camarada é do ramo! Diretor do Galaxie Clube, co-autor do livro “Almanaque do Fusca” e editor do programa Auto Esporte, da Rede Globo.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

FNMs em miniatura


O paulista Ivan Gouveia já fez um pouco de tudo: de lanterneiro (funileiro em SP) a professor. Atualmente é técnico em computadores e tem como hobby a produção de miniaturas, mas especificamente, miniaturas de caminhões FNM, Scania e Mercedes Benz. O trabalho é magnífico e o que é mais importante: no caso do FNM retrata um modelo nacional que não é produzido pelas grandes fábricas estrangeiras. Só a visita a seu site já vale a pena. Ele mostra o processo de produção, com direito inclusive à linha de montagem. Acesse: www.oficinaaberta.com.br

Pelamordedeus #71


Essas maravilhas automotivas quem nos mandou foi o amigo Juliano Dalla Rosa, de Poços de Caldas-MG. Pegou pesado, o cara! O mais legal é o primeiro, onde se lê na frente, em destaque: Jesus. Faltaram alguns pontos de exclamação: Jesus!!!

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Peças na rede


As tradicionais montadoras européias estão se dando conta da franca expansão do mercado de automóveis antigos e criando serviços para esses públicos. Depois da BMW, que criou um departamento especialmente para a restauração de automóveis de sua marca, agora foi a vez da Audi, que abriu uma loja on line para a venda de peças de reposição para modelos antigos. No site, o internauta encontra não apenas peças, mas também acessórios e literatura. E o que é mais bacana: há itens não somente para a marca Audi, mas também para as extintas DKW, Horch e Wanderer, marcas que deram origem à própria Audi. Clique aqui para acessar a loja.
Uma curiosidade que enche de orgulho, nós, brasileiros: na página de apresentação do site, a imagem de dois DKWs Malzoni, um de competição e um de passeio (este atualmente no museu da Audi, na Alemanha).

Números comemorativos VW #5




segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Cadeirinhas #1

O Contran acaba de fazer uma alteração na lei das famosas cadeirinhas para crianças. Agora, quem tem carros fabricados até 1998 terá que levar as menores no banco da frente mesmo, já que os bancos traseiros não possuem cintos de segurança de três pontos. Essa regra vale para crianças de 1 a 4 anos. Já as que tem de 4 a 7 anos devem ir no banco de trás sem o chamado assento de elevação. Uma tremenda confusão!

Cadeirinhas #2

Aí fica a pergunta: e como ficam os automóveis ainda mais antigos, que não possuem cinto de três pontos nem atrás, nem na frente? Não podem mais transportar crianças? E os com cintos abdominais? E os que simplesmente não possuem cinto nenhum?

Cadeirinhas #3

Imagine a seguinte situação: você não tem nenhuma criança em casa e por isso não tem em seu carro nenhum tipo de cadeirinha, já que não a menor necessidade. Um belo dia você vem guiando pela rua e encontra uma amiga com seu filhinho no colo. Você está proibido de dar carona a ela, porque não dispõe do equipamento necessário?

Cadeirinha #4

Você teria coragem de afixar cadeirinhas para crianças em seu carro antigão e impecável que mantém ainda aqueles belíssimos bancos com forrações originais de fábrica, feitos de um material que simplesmente não existe mais no mercado?

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Dando um tempo


A Chamonix, tradicional fabricante de réplicas de grande clássicos mundiais, acaba de anunciar a paralisação de sua produção. De acordo com o presidente da empresa, Newton Masteguin, a Chamonix tem seu foco principal no mercado externo e vem sentindo uma significativa queda nas vendas desde a crise financeira que abalou o mercado americano e europeu, há cerca de 2 anos. Ainda segundo Masteguin, a interrupção é provisória. A Chamonix produz atualmente réplicas em fibra de vidro dos modelos Porsche 550, Speedster e 356.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Mais um ameaçado


Depois do fechamento do Museu de Tecnologia da Ulbra, em Canoas-RS, mais um museu de automóvel antigo está ameaçado: o de Brasília, cujo curador é um dos grandes nomes do antigomobilismo brasileiro: Roberto Nasser. A entidade, que ocupa um espaço do Governo Federal, está prestes a ser despejado. Estamos preparando uma reportagem especial sobre o assunto.

Carros minúsculos #9


Pelamordedeus #70


Você acha que transformações bizarras são privilégio de hoje em dia. Veja só que gracinha esse VW 1600 Zé do Caixão 1969 novinho da época, travestido de Mercedes-Benz!

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Ele é muito macho!


De acordo com os dicionários, PUMA é um substantivo masculino singular, que significa um felino, espécie de onça e blá, blá, blá...
Entrando no mundo dos automóveis, o esportivo nacional também é masculino. Mas é comum ver gente falar e escrever “A Puma”. A literatura e as propagandas de época sempre se referiam a ele como “O Puma” e a própria fábrica o designava assim. Veja essa propaganda dos Faróis Cibie, “roubada” do excelente site Puma Classic! Portanto, não é correto dizer “A Puma”. Esse carro é muito macho! Ou será que você conhece no Brasil algum “Clube da Puma”?

Estatísticas



Nosso MaxiBlog tem cerca de 12 mil visitas por mês. É isso que dizem as estatísticas do Google. Seu número de acessos é contato separadamente do Portal Maxicar de Veículos Antigos, ao qual ele pertence, já que fica hospedado em outro servidor. O Portal, tem outros cerca de 50 mil acessos mensais.
Mas apesar de ter um número significativo de visitantes — que vem sempre aumentando gradativamente desde que o colocamos no ar, em maio de 2007 —, o número de comentários por post se mantém na mesma média, ou seja, quase nenhum.
Ainda não conseguimos encontrar uma explicação para este “fenômeno”. Imaginamos que nossos visitantes sejam bastante tímidos, e não gostam de aparecer. Se for este o caso, podem usar pseudônimos. Não vamos ficar aborrecidos!
Se temos tantos acessos, é sinal que o conteúdo tem seu valor. Será que não é suficientemente interessante, que valha o trabalho de receber comentários? Gostaríamos de sua opinião, pelo menos dessa vez!!!