quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Cadastro nacional GTB


 
O Puma GTB — que diferente de seus “irmãos menores” com motor VW a ar, utilizava o 6 canecos do Opala — foi fabricado nos anos 1970 e 80, mas causa suspiros entre os amantes de esportivos ainda hoje.
Agora, um grupo de fãs do modelo quer saber quantos exemplares ainda restam em todo o Brasil. Para isso criaram um cadastro nacional. Se você possui ou conhece alguém que possua um Puma GTB de ambas as séries, entre em contato através do blog: http://puma-gtb.blogspot.com 

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

IPI zero para antigo importado




Recebemos do advogado Augusto Fauvel a notícia abaixo, que é muito importante para quem deseja importar um automóvel com mais de 30 anos.

LIMINAR ISENTA IPI DE VEICULO IMPORTADO POR COLECIONADOR

A  12ª VARA CÍVEL FEDERAL de SP isentou o IPI na importação de veículo antigo de um colecionador que importou para uso próprio sem a finalidade comercial. Na decisão, a Justiça entendeu configurados os pressupostos autorizadores da concessão liminar pleiteada, vez que foram demonstrados plausíveis as alegações do impetrante.

Para o advogado Augusto Fauvel de Moraes do escritório Fauvel e Moraes Sociedade de Advogados e Presidente da Comissão de Direito Aduaneiro da OAB/SP que representa o importador, novamente a Justiça reconhece a afronta ao principio da não comutatividade e isenta o IPI de quem não é contribuinte do Imposto.

Veja parte do fundamento da decisão:

(...)“ Verifico que o cerne da controvérsia cinge-se ao direito do impetrante à não-incidência do IPI sobre a importação de veículos usados para uso próprio.Analisando os documentos juntados aos autos, verifico tratar-se de veículo usado, fabricado no ano de 1976, tendo sido importado em nome do próprio impetrante, pessoa física. Pois bem, compartilho do entendimento firmado na jurisprudência do STJ e STF no sentido de que não incide o Imposto sobre Produtos Industrializados na importação de veículos por pessoa física para uso próprio, in verbis: EMENTA: AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO. IPI. IMPORTAÇÃO DE VEÍCULO AUTOMOTOR. PESSOA FÍSICA. USO PRÓPRIO. 1. Não incide o IPI em importação de veículo automotor, para uso próprio, por pessoa física. Aplicabilidade do princípio da não-cumulatividade. Precedente. Agravo regimental a que se nega provimento. (STF, RE-AgR 501773, Rel. Min. EROS GRAU).Para a incidência do imposto em tela na importação de veículo, impõe-se a existência de operação de natureza mercantil ou assemelhada, o que não ocorre na hipótese de importação de bem por pessoa física para uso próprio. Entendimento diverso importaria em ofensa ao princípio da não-cumulatividade.Assim, presentes os requisitos, DEFIRO a liminar, para determinar a suspensão da exigibilidade do IPI sobre a Importação do veículo identificado pela Licença de Importação nº xxxxxxxxx, até decisão final.(...) “

Para Fauvel, a decisão envolvendo colecionadores abre ainda o precedente já pacificado também nos tribunais que é a restituição do IPI já recolhido em importações anteriores desde que não ultrapassado o prazo de 5 anos do registro da Declaração de Importação devidamente atualizado.

 Mandado de Segurança 0002581-79.2012.403.6100

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Um rolê pelo mundo


 A cada dois anos um grupo de alemães escolhe uma parte do Mundo para desbravar a bordo de seus carros antigos. Eles já passaram pelo Estados Unidos, Austrália, África do Sul, Russia... Dessa vez os  54 aventureiros decidiram vir para a América do Sul. Embarcaram num navio em Paris, trazendo na bagagem 21 Citröens Traction Avant, fabricados nos anos 1940 e 50. A reportagem de uma afiliada da Rede Globo os encontrou em uma estrada do Paraná. Veja o video da reportagem!

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Coisa horrorosa!


 Vira e mexe alguém publica na internet uma lista com os automóveis mais feios de todos os tempos. Dessa vez, foi o jornal “O Diário” do Paraná publicar sua relação com 10 “beldades” sobre rodas. Em nossa opinião, a injustiça fica por conta do Chevrolet Corvair, que tem linhas bastante particulares para a época (até por causa de suas características mecânicas) e é muito bacana.

Sacrilégio!


Olha o que fizeram com o pobre do Split 1951!


quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Japas nos “states”


 Honda, Toyota, Suzuki, Subaru... As marcas japonesas que hoje invadem as ruas brasileiras ainda não chamaram a atenção dos colecionadores brasileiros, em suas versões do passado,  mesmo com as facilidades de importação de automóveis com mais de 30 anos. Nossos antigomobilistas via de regra dão preferência aos norte americanos e europeus. É uma questão cultural. Afinal, quem hoje tem 30, 40, 50 anos, ou mais, não se habituou a ver pelas ruas essas marcas orientais quando eram crianças ou adolescentes. Por isso, dificilmente se encontra veículos japoneses ou orientais de modo geral nos eventos antigomobilistas daqui.
Mas nos Estados Unidos isso já está mudando e os colecionadores começam a procurar e valorizar os nipônicos em geral. Mas lá,  a chegada dos orientais se deu ainda nos anos 1970, com a crise do petróleo. É o que conta um artigo publicado na seção deEconomia do Portal Ig.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Enquete sem sentido


A revista 4 Rodas está realizando através do Facebook uma série de enquetes que tem como objetivo escolher o melhor carro esportivo brasileiro. A iniciativa é válida, mas está sendo conduzida de forma equivocada. A cada enquete são confrontados dois modelos. O último foi Karmann Ghia X Uno Turbo. Dois automóveis de épocas inteiramente dististas, fabricados com intervalo de cerca 25 anos. É claro que a maioria dos usuários do Facebook é jovem  e o resultado não poderia ser outro: deu Uno Turbo, com 66% dos votos. Um esportivo inegavelmente bacana, mas cuja expressão não chega sequer aos calcanhares do VW.
O proximo duelo é entre o Marverick GT, com seu motorzão V8 302 e o Willys Interlagos, com sua modestíssima mecânica herdada do Gordini e cerca de 36 hp. O resultado já dá para imaginar.... Saiba mais sobre a enquete aqui.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Adeus, Helena Dotta


Morreu na última sexta-feira em São Paulo a artista plástica Helena Dotta, vitima de enfarto. Helena, ao lado de seu marido Sérgio, mantinha o Ateliê Dotta de pintura, onde o casal realizava obras incríveis, voltadas principalmente aos automóveis e motocicletas antigas. O mundo perdeu uma artista de excepcional talento, além de apaixonada pelos grandes clássicos automotivos.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Eletrizante

Recebemos do amigo Dino Dragone, diretor da Firma Filmes e “galaxeiro” de carteirinha o seguinte recado, acompanhado do link do video:

“Estou produzindo um longa sobre pessoas e carros que pretende mostrar as loucuras que os donos fazem pelos seus objetos de desejo. Nossas primeiras diárias rolaram no Pé na Tabua, em Franca e gerou este pequeno teaser para deixar o público com gosto de quero mais. Se gostar do que ver, por favor, compartilhe com o pessoal daqui do FB e no site. Este será o primeiro de muitos. Uma coisa eu garanto, vai ser bem legal. Desde já agradeço.”
Dino

Então aí está. Preste atenção na dupla do Ford Speedster vermelho, com dificuldades em fazer as curvas e depois sendo ultrapassados pelo Nelson Piquet em seu Linconl azul 1927. Legal demais! Pena que é tão curtinho...

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Estrelado pelo dono


Comercial de lançamento do Supermini, o carrinho 100% nacional da Gurgel. O filme de 1992 é estrelado pelo próprio João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, morto em 2009.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

5 marchas para Fusca


Uma empresa de São Paulo, chamada Cardoso Câmbios desenvolveu uma caixa de 5 marchas para Fusca. O produto promete mais desempenho e maior economia. É fato que quando se está estrada a mais de 100 kms, sente-se falta de uma marcha extra. Resta saber se realmente se adapta bem. Custa R$ 1.990,00 à base de troca. Há opções também para outros modelos VW refrigerados a ar.www.cardosocambios.com/dados%20paginas/produtos/produtos.htm

Paixão que vem de berço

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Como zero km outra vez!


Nosso amigaço Sandro Zgur, presidente do Miura Clube do Rio de Janeiro, anda cheio de orgulho, e com toda razão. Acaba de ser concluida a restauração de seu Miura Top Sport 1991. O carro foi adquirido em 2008 no “bagaço” e foi recuperado até o último parafuso. Agora parece um esportivo zero quilômetro. O Top Sport 1991 saia de fábrica com injeção eletrônica de combustível, computador de bordo,  freios ABS, abertura das portas por controle remoto, entre outros mimos. Acompanhe a restauração completa, no blog do clube. Parabéns ao Sandro, extensivo a todos os “miureiros” do Brasil!

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Reis com pouco lucro


O canal por assinatura Discovery tem exibido a série “Os Reis dos Carros Clássicos”. Nessa espécie de reality show, os donos de um ferro velho no oeste americano, compram um clássico caindo ao pedaços, restauram usando quase sempre as peças de que dispõem em estoque e depois colocam o carro a venda em leilão. Estranho notar que os camaradas — quando têm sucesso na venda — conseguem uma margem de lucro mínima. Já vimos episódios em que gastaram US$ 9.500 na restauração e acabaram vendendo por US$ 11.000. Nesse episódio, onde restauram um Chevelle SS Conversível 1966 (video em três partes), eles lucraram US$ 3.500 e ficaram super felizes É muito trabalho por pouco!


quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Livres de inspeção


Ponto para os antigomobilistas de São Paulo. Acaba de ser publicado no Diário Oficial do do Município uma portaria que isenta da famigerada Inspeção Veícular Ambiental, realizada pela Control-Ar, os veículos fabricados até 1965. Sem dúvida uma vitória, mas é estranho que tenham escolhido esse ano: 1965. Ou seja, automóveis com 47 anos de fabricação. Porque não 50, ou 40? Além disso, o documento não especifica se o veículo tem ou não que ser original. Sendo assim, os hots, mesmo os com mecânica mais moderna, serão beneficiados. Pelo menos é o que dá para entender.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Uma banda chamada Placa Preta


É de Curitiba-PR, a banda formada por Wagner, Guilherme, Felipe e Rodrigo. O nome Placa Preta não foi escolhido por acaso. Segundo eles “Assim como carro antigo, Rock’n Roll não tem prazo de validade!!!”. No repertório uma turma da antiga como The Rolling Stones, Beatles, Chuck Berry e Jerry Lee Lewis. O bem transado site da banda traz a biografia do grupo, links para videos e downloads e agenda de shows. Uma boa pedida contratar essa turma para tocar em encontros de carros antigos. http://www.bandaplacapreta.com.br/

Pelamordedeus #98 – Especial em vídeo

Como nasce um automóvel ao melhor estilo pelamordedeus.