quinta-feira, 28 de junho de 2007

Socorro!

Este Fusca 1969 estava exposto no 6° Encontro AVA de Veículos Antigos de Juiz de Fora, no último final de semana. Seria apenas um carro com pintura diferente, não fosse por um detalhe: as placas pretas que o caracterizam com um veículo que recebeu o Certificado de Originalidade. Como diria o árbitro Arnaldo César Coelho, “a regra é clara”. Segundo o Manual do Avaliador da Federação Brasileira de Veículos Antigos, pintura extravagante é considerada um “item excludente”, ou seja, o veículo que pleiteia o Certificado de Originalidade é automaticamente eliminado. No caso deste Fusca é infração é dupla: além do tipo de pintura não ser padrão Volkswagen em lugar nenhum do mundo, em nenhuma época, a cor preta não consta do catálogo da Volkswagen Brasileira em 1969. Fica uma pergunta: será que este Fusca recebeu esta pintura após a avaliação (o que é grave!), ou antes de ser avaliado (o que gravíssimo!).

ATENÇÃO: Após a publicação deste post, recebemos de Jordão Rodrigues Crovato de Mello — presidente do VW Clube de Juiz de Fora e associado do AVA — a informação que este Fusca não pertence aos quadros da Associação de Veículos Antigos (AVA), nem do Volks Clube de Juiz de Fora.

6 comentários:

Unknown disse...

é no mínimo triste uma cena destas... ver que até na preservação da história automobilística nacional se utiliza o "geitinho brasileiro", desmerecendo assim quem realmente batalha para ter um carro antigo original, remetendo-o à um passado onde essa carro participou da memória de alguém, ou em parte, teve relevância na história do país...
Fazer o quê? Isto é , como disse um amigo no FNVA, Brasil..sil...sil...sil...

Anônimo disse...

A pergunta é:
O que podemos fazer para coibir essas placas pretas irregulares.
Existe algum site para se fazer a denuncia com foto ?

Anônimo disse...

Ola amigos,
consultei o FUSCA CLUBE DO BRASIL e este veiculo tambem não foi vistoriado e certificado pelo Clueb, pode se tratar de uma Placa Falsa, expedida por despachantes inescrupulosos e proprietarios expertos, um veiculo assim nunca passaria em uma vistoria, ja que a PINTURA é um item excludente.

Lemos

Anônimo disse...

Impressionante.
Um verdadeiro desprestígio para os colecionadores.

abs,
R. Bellote

Anônimo disse...

O fusca preto foi produzido sim no Brasil so nao foi produzido nesta cor horrivel bege e preto os primeiros fusca produzidos no Brazil foram na cor preta os classicos carros saindo da fabrica tenho ate as fotos.

Portal Maxicar disse...

Os Fuscas pretos a que você se refere são dos anos 1950, quando vinham desmontados da Alemanha e eram apenas montados no Brasil. Portanto, importados. Nos anos 1960 Fuscas pretos só os fabricados sob encomenda para o poder público (polícia).