sexta-feira, 23 de maio de 2008

Sotaque espanhol

A Espanha não tem uma grande tradição quando o assunto é automóvel. Diferente de outros países europeus, como a Itália e seu design imbátivel, a Alemanha e seus confiáveis automóveis, a França e seus carros sempre inovadores, ou a Inglaterra e seus veículos de luxo ou esportivos, a Espanha possui poucas marcas conhecidas pelo grande público. Do passado podemos citar a Hispano-Suiza como a mais famosa. Da atualidade a SEAT, um subsidiária da Volkswagen que inclusive já vendeu carros no Brasil, há até uns 5 anos, mas acabou indo embora.
Mas muitas marcas surgiram e desapareceram na Espanha ao longo da história do automóvel, principalmente em seus primórdios, lá por 1900/1920. São carros que pouca gente já ouviu falar. Você por acaso conhece Anglada, Castro, Elizalde, Hueto, Salamanca ou Sanford? Pois é... pouca gente já ouviu!

O site Vehículo Clássico conta a história da indústria automobilística da Espanha, desde antes mesmo do automóvel existir. E um link especial fala sobre estes e outros desconhecidos citados acima. O site é em espanhol (nas versões “castelhano” ou “catalão”), mas quem sabe português consegue se virar muito bem. Vale a pena uma visita!

Nenhum comentário: