quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Estrangeirismos

Para o brasileiro, tudo que é estrangeiro é melhor, principalmente se for americano. Quer um exemplo? O Brasil já produz álcool como combustível desde a década de 1970. O Pró-álcool serviu de exemplo para o mundo inteiro. Agora com a onda dos combustíveis verdes, que são menos poluentes e renováveis, o mundo inteiro vem buscando alternativas. Os Estados Unidos, por exemplo, estão investindo no chamado “etanol” (ethanol, em inglês), que nada mais é do que o nosso velho álcool combustível, só que derivado principalmente do milho.
Ai, de uns tempos para cá a imprensa vem aos poucos se referindo ao nosso velho álcool como “etanol”. Observe só: é na TV, nos jornais, nas revistas... Pelo jeito, em pouco tempo a palavra “álcool” irá desaparecer, inclusive nos postos de combustível. Eta povo bobo!

4 comentários:

Anônimo disse...

Não é culpa do povo bobo não, foi uma imposição do governo, pela ANP. Os postos de combustíveis terão que trocar de álcool para etanol. Tem que reclamar com o Lula pela brilhante ideia.

Guilherme da Costa Gomes disse...

Álcool, puro e simplesmente é errado sim. O certo é chamá-lo de etanol ou álcool etílico, já que a classe dos álcoois é bem diversa para ser generalizado na bomba de combustível.
Qual dos dois é preferível?

Abraço,

Anônimo disse...

A gasolina é formada por vários hidrocarbonetos e varia entre as regiões. Então vamos analisar sua fórmula e dar o nome correto... Alcool é nome genérico, só existe um tipo à venda, para que mudar? Para vender tinta, pagar pintor, trocar placas etc. Negocinho bom...

Anônimo disse...

Álcool metílico = Metanol; álcool etílico = etanol; álcool iso-propílico e demais álcoois tem seus nomes designados pelo número de moléculas de carbono e pela colocação dos radicais. Não me recordo o suficiente para total esclarecimento da questão mas qq livro de química clareia o assunto.