terça-feira, 15 de março de 2011

Direto de Caçapava #1






Nosso amigo e colaborador Rodolfo Prado tem nos mantido muito bem informados a respeito dos avanços alcançados na recuperação do Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas, de Caçapava-SP. Ele nos manda um e-mail com diversas fotos (que vamos publicar aqui em duas partes) e nos conta o seguinte:

“É com prazer, que lhes envio fotos recentes de carros do Museu de Caçapava, agora sim, todos deividamente alocados, à salvos das enterperes do tempo, e de vandalos, pois o local é vigiado 24 horas. Todos carros foram limpos e higienizados, até os vandalizados foram limpos, pois há entre eles alguns desses exemplares raros, exemplo do Fiat 2800, que era todo em alumínio e tiraram toda a lataria para verder por quilo, só restando o "esqueleto". Não existe outro na América do Sul. O raro, porém mais integro, é a Alfa Romeo 1923, que só foram fabricadas 5 unidades no mundo. Antigomobilistas apostam as fichas de ser o carro mais importante, raro e valioso hoje no museu. O Hupmobile Sedan 1938 e o Studbacker Commander 1938, também são exemplares praticamente únicos, que se tem informações, o Hupmobile só teria um "irmão" em solo Brasileiro e está em um museu em São Paulo, o Packard Limosine 1928 que é madeira, ja está limpo e está sendo tratado para evitar cupim. Há também o Packard vermelho conversivel que conduziu o Principe Phillip da Inglaterra em 1968. Também já está certa a restauração dos Cadillacs, inclusive o Eldorado, o famoso "carro assobrado". Diz a lenda que foi por causa dele, que Lee conheceu a mulher que viria ser sua amante e posteriormente sua assassina.
Como pode ver, o que foi feito desde a retirada é um trabalho de resgate e preservação da historia do automovel e do museu, também da memoria de Roberto Lee. Os merecidos méritos ao Sr.Udson, secretário da prefeitura que veio negociando junto a familia Matarazo a tempos essa dificil doação, e a Marcelo Belato, responsável pela manutenção e pesquisa.
Já foram firmadas parcerias para restauro de grande parte do acervo, e dentro em breve a prefeitura anunciará a reabertura do Museu em seu local original.”

Nenhum comentário: