quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Peças usadas na mira da lei


Projeto de Lei nº 4235/2012, de autoria do Deputado Federal Marco Feliciano (PSC-SP), prevê a proibição do comércio de peças usadas para automóveis e outros veículos. A proposta em trâmite na Câmara visa diminuir o roubo de veículos, já que muitos são roubados com a finalidade do desmanche, principalmente os mais antigos. Mas a proposta abre exceção para veículos antigos e de coleção, no entanto será exigida a comprovação de origem da peça, através de documento.
Se aprovada, a medida terá um enorme impacto nos mercados de peças presentes nos inúmeros encontros de autos antigos de todo o Brasil.

Importante observar que, caso entre em vigor, a lei atinge somente o mercado de peças usadas. As reproduções e peças paralelas novas, não.

Um comentário:

Rafael Ribeiro disse...

"Será exigida a comprovação de origem da peça, através de documento."

Que documento poderá comprovar a origem de uma manopla de câmbio de acrílico com um caranguejo dos anos 70, como na foto? Porque apenas peças de automóveis, e não roupas, discos, livros, aparelhos eletrônicos e todas as "tranqueiras" que podem ser compradas pela internet ou em feirinhas, no mundo inteiro?