segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Pioneiros pesados

Quem é “das antigas”, se lembra bem dos caminhões FNM circulando pelas ruas e estradas brasileiras. Carinhosamente chamados de “FeNeMê”, esses parrudos veículos eram fabricados pela estatal Fábrica Nacional de Motores (a mesma fabricante do JK), em Xerém, pertinho aqui de Petrópolis. Começaram a ser produzidos em 1951, em parceria com a italiana Alfa Romeo. Posteriormente a estatal foi comprada pela própria Alfa Romeo, que por sua vez, acabou sendo adquirida pela Fiat em 1978. Daí pra frente o veículo foi renomeado como Fiat 190, sendo produzido até 1986.
A reportagem abaixo, exibida no programa Siga Bem Caminhoneiro, do SBT é a prova viva da qualidade e longevidade deste herói brasileiro. Confira!

Um comentário:

A Paris... disse...

Pois é, os caminhões FMN, valentes, barulhentos, se encontravam em todos os cantos do Brasil. Hoje são raros, andar com um é uma demonstração de coragem ou desespero de causa.
Mas a redação da nota, chamado de carinhoso o apelido FêNêMê, talvez demonstre desconhecimento sobre a origem real deste acrônimo. Ocorre que o modo de soletrar no norte do Brasil é peculiar e a letra F é Fê, a N é Nê e a M é Mê, just simple like that. Realmente não vejo muito de carinhoso, mas de geográfico nisto, com todo o respeito...