Tem causado o maior alvoroço a resolução do Denatran que determina que a partir desse ano todos os veículos passem a fazer uma vistoria completa e rigorosa na hora de renovar o licenciamento. O que vem assustando os antigomobilistas é que até os automóveis mais antigos têm que passar pelo teste de emissão de poluentes. Como se sabe, veículos antigos podem poluir até 30 vezes mais que os zero quilômetro.
Então, como passar na vistoria e ter o direito de continuar rodando?
Ao que parece, cada estado tem regras próprias. Aqui no Rio, por exemplo, a vistoria já era realizada, mas o teste de poluentes aplicado apenas a veículos fabricados até 2003. Vamos ver como fica agora.
Já São Paulo começou a fazer a vistoria completa esse ano. Os mais alarmistas já estão dizendo que nenhum carro antigo irá passar. Mas nos foi repassado pela Federação Brasileira de Veículos Antigos, um e-mail assinado pelo Aluízio Lemos, Diretor Técnico do Fusca Clube do Brasil – SP, dando conta que os carros mais antigos têm passado nos testes sim. Bastam estar em boas condições e sem vazamentos aparentes.
Consta também que em São Paulo, os automóveis com placas pretas estão livres da vistoria. O problema é que isso pode ocasionar uma verdadeira corrida pelas placas pretas, conseqüentemente incentivando aqueles clubes inescrupulosos (que existem!), a emitirem ainda mais PPs irregulares.
Enquanto isso, a Federação Brasileira de Veículos Antigos, enviou uma consulta diretamente ao Denatran, em busca de esclarecimentos definitivos sobre as regras para todo o Brasil, sobre esse assunto que tão profundamente afeta os amantes de autos antigos.
Então, como passar na vistoria e ter o direito de continuar rodando?
Ao que parece, cada estado tem regras próprias. Aqui no Rio, por exemplo, a vistoria já era realizada, mas o teste de poluentes aplicado apenas a veículos fabricados até 2003. Vamos ver como fica agora.
Já São Paulo começou a fazer a vistoria completa esse ano. Os mais alarmistas já estão dizendo que nenhum carro antigo irá passar. Mas nos foi repassado pela Federação Brasileira de Veículos Antigos, um e-mail assinado pelo Aluízio Lemos, Diretor Técnico do Fusca Clube do Brasil – SP, dando conta que os carros mais antigos têm passado nos testes sim. Bastam estar em boas condições e sem vazamentos aparentes.
Consta também que em São Paulo, os automóveis com placas pretas estão livres da vistoria. O problema é que isso pode ocasionar uma verdadeira corrida pelas placas pretas, conseqüentemente incentivando aqueles clubes inescrupulosos (que existem!), a emitirem ainda mais PPs irregulares.
Enquanto isso, a Federação Brasileira de Veículos Antigos, enviou uma consulta diretamente ao Denatran, em busca de esclarecimentos definitivos sobre as regras para todo o Brasil, sobre esse assunto que tão profundamente afeta os amantes de autos antigos.
2 comentários:
Em São Paulo, quem cuida da vistoria automotiva é a empresa CONTROLAR (www.controlar.com.br). Basta entrar no site e simular um agendamento colocando o RENAVAM que aparecerá a mensagem de "veículo isento" para aqueles que possuem placa preta e o termo COL no DUT. abs, Paul William Gregson.
"Consta também que em São Paulo, os automóveis com placas pretas estão livres da vistoria."
Veículo de coleção não está isento da vistoria, mas não precisa apresentar os itens de segurança veícular e não faz o exame de emissão gases. Na página da Federação (www.fbva.org.br) tem todas as leis da placa preta, menos os artigos do código de trânsito citados nas resoluções.
Abraços,
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