quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Detalhes tão pequenos...


Quem nos mandou as fotos foi o amigo Jorge Pinto Filho, de Belo Horizonte. Ele é o feliz proprietário de um belo Mercury Grande Marquis de 1992. Dia desses, ao participar de um evento, ele se deparou com um automóvel muito semelhante ao seu, só que da marca Ford: um  Crow Victoria, inclusive do mesmo ano. As diferenças entre os dois se limitam aos detalhes como grade, parachoques, faróis e lanternas. O resto é igualzinho, inclusive as rodas. 

Isso nos fez lembrar a dupla Plymouth Cranbrook e Dodge Kingsway do início dos anos 1950. O primeiro foi produzido para o mercado americano. O segundo para o mercado de exportação: Canadá e América Latina, incluindo o Brasil. São dois carros quase idênticos também.  


A indústria automobilística é cheia de história como essas, de modelos semelhantes ou até iguais, que mudam de nome e de marca. No Brasil dos anos 1990 temos o exemplo do Santana da VW e do Versailles da Ford. Tempos de Autolatina. Hoje o nosso Chevrolet Celta é Suzuki Fun na Argentina. Nosso Renault Logan tem o selo Dacia no Leste Europeu e pode também  ser encontrado no México como Nissan Aprio... Coisas de um mundo globalizado.

2 comentários:

Anônimo disse...

Este site estrá mais atrasado do que tudo.... A Nissan não fabrica mais o Aprio e muito menos o Fun é vendido hoje na Argentina !!

Vamos se atualizar antes de escrever !!!

Portal Maxicar disse...

Desculpe ANÔNIMO

Mas não dissemos em nenhum momento que os carros citados ainda são fabricados, mas sim encontrados nos respectivos países.