sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Mais um pouco de Fusca


  • No ano de seu lançamento, em 1938, o Fusca vendeu apenas 210 unidades.

  • Somente em 1961 ganhou marcador de combustível. Antes disso o que havia era um botão no painel que acionava uma reserva de 5 litros, permitindo chegar ao posto mais próximo.

  • Na década de 40 duas encarroçadoras produziram versões conversíveis do Besouro: a Hebmuller e a Karmann.

  • Alguns dos primeiros exemplares VW que chegaram no Brasil em 1950 tinham pintura em duas cores. Um artifício da Brasmotor para deixá-los mais parecidos com os grandes automóveis americanos, ja que nesta época o VW era totalmente desconhecido por aqui.
  • Ao contrário da maioria dos carros, que tem a corroceria soldada ao chassi, o Fusca utiliza parafusos para esta função. Isso facilita bastante na hora da restauração.

  • Inúmeros carros esportivos e réplicas utilizam o chassi e a mecânica do Fusca, não só no Brasil, mas em várias partes do mundo. Alguns exemplos: Puma, Bianco, Bugre, MP Lafer e as réplicas Porsche.

  • Em 1955 a Volkswagen já comemorava a marca de 1 milhão de automóveis vendidos.

  • O último Fusca foi fabricado no México, em 2003. Ao longo de 65 anos, foram produzidos mais de 21 milhões de exemplares do simpático carrinho.

20 DE JANEIRO - DIA NACIONAL DO FUSCA

Nenhum comentário: