terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Fê-Nê-Mê


Fruto de uma feliz parceria entre a italiana Alfa Romeo e a estatal brasileira Fábrica Nacional de Motores, localizada em Xerém-RJ (terra do sambista Zeca Pagodinho) o FNM JK 2000 (aqui no Rio se pronunciava “Fê-Nê-Mê) foi lançado em 1960. Era um carro à frente de seu tempo, com motor 4 cilindros de ótima performance, câmbio de 5 marchas, sistema elétrico de 12 volts e pneus radiais aro 16’. O nome JK era uma homenagem a Juscelino Kubtischek, presidente responsável pela implantação da indústria automobilística brasileira no final da década anterior.
Com o Golpe Militar de 1964, o nome JK foi abolido — já que Juscelino acabou tendo seus direitos políticos injustamente cassados — passando o modelo a chamar-se simplesmente FNM 2000.
Este belo exemplar da foto é um 1962 que pertence a João Ademir Pinto desde 1971. A máquina foi clicada pelas lentes ensinadas de Renato Bellote. Fotos, vídeo e texto podem ser conferidos em
www.garagemdobellote.com.br

2 comentários:

Anônimo disse...

Saudade do JK,cheguei a andar no do meu tio quando era garoto,e me espantava com o câmbio de 5 marchas com a alavanca na coluna.Era um belo carro.
Por falar em Xerem,anos mais tarde tive a oportunidade de lá trabalhar na Fiat-Iveco,aquela fábrica era algo muito interessante,pois foi originalmente construida na época da Segunda Guerra para produzir motores aeronáuticos(nunca produzidos).As paredes dos pavilhões antigos eram extremamente espessas e as janelas eram quase seteiras - com medo de um eventual bombadeio pelas forças do eixo.

Anônimo disse...

TENHO UMA ALFA JK 1960 A VENDA INTERESSA ?
(011)8586.5224