terça-feira, 19 de maio de 2009

Conhece?


Cortina. Não estamos falando do objeto de decoração, mas sim de um Ford. Grande sucesso na Europa e na Austrália e um ilustre desconhecido no Brasil, o Cortina utilizava a mesma plataforma do Taunnus e muitos acreditam que ele teria sido uma ótima opção da Ford brasileira para concorrer com o Opala no final dos anos 1960.
No Brasil se tem notícias de apenas 3 exemplares, nas cidades de Santos, Rio e Londrina. Este último pertence a Manuel Correia Marques, que acaba de lançar um blog onde fala do modelo e mostra o andamento da restauração do carro. O seu é um MK3 de 1972.
Saiba mais sobre essa raridade por aqui, acessando www.fordcortina.com.br/

Um comentário:

Corcel Bino disse...

A Ford realmente cogitou fazer o Cortina no Brasil. Li certa vez uma reportagem em uma QR de 1966 ou 67, que tinha como título "O Cortina depois do Galaxie?" com fotos do modelo, que estariaem testes no Brasil. Mas a Ford adquiriu logo em seguida o controle acionário da Willys, e como o projeto "M" estava em fase avançada, desistiu do Cortina em prol do futuro Corcel. Cogitou-se também a produção do Taunus no Brasil, já no início dos anos 70, mas foi preterido em favor do Maverick. O Corcel foi um dos maiores sucessos da Ford no Brasil, e o Maverick é considerado como o mais Belo Ford nacional de todos os tempos. Os de 8 cilindros são ícones. Difícil dizer se o Cortina e o Taunus teriam a mesma sorte.