quinta-feira, 7 de maio de 2009

Ulbra: carta aberta


Recebemos uma carta aberta a respeito da perigosa situação judicial por quê passa atualmente o Museu de Tecnologia da Ulbra, em Canoas-RS.
Documento assinado por um autêntico antigomobilista gaúcho.

Carta aberta aos defensores da cultura.

No momento em que são apresentadas fórmulas para salvarem as áreas de saúde e de ensino da ULBRA, não importando quais os erros cometidos no passado, sugerimos que também sejam estudadas maneiras de preservarmos o Museu da Tecnologia da Ulbra, intacto e não ser pulverizado caso seja realizado um leilão de seu acervo que tem um valor de no máximo 2% da anunciada dívida da Universidade.

Museu este que durante décadas recuperou centenas veículos, retirados principalmente de ferro velhos e os colocaram em exposição para que possamos mostrar ao mundo a história dos transportes, pois além de automóveis lá encontramos utilitários, caminhões, ônibus, motos, veículos militares e até um avião.

Se os veículos são da ULBRA ou da família do Pastor Ruben Eugen Becker a justiça decidirá mas este patrimônio cultural já está incorporado ao nosso Estado.

Em questão de diversidade podemos considerá-lo como dos melhores do mundo e no hemisfério sul não existe nada igual.

Nós antigomobilistas solicitamos encarecidamente às autoridades gaúchas que encontrem uma solução e que não aconteça como aconteceu com outras grandes coleções de nosso estado que se dispersaram por todo país quando seus proprietários não as puderam mantê-las.

A cultura do estado merece esta consideração.

Atenciosamente

Paulo Roberto Renner
Sócio do Veteran Car Club do RS e Clube do Ford V8

2 comentários:

sobral miniaturas disse...

SEM CITAR NOMES, OU DISCUTIR FORMAS DE ARTE OU DE CULTURA, OK.
MAS EM PORTO ALEGRE SE CONVIVEU COM UMA OBRA MILIOÁRIA EXECUTADA PELA FUNDAÇAO DE UM ARTISTA, POR VARIOS ANOS.
ATRAPALHOU O TRANSITO, TRANCO A AVENIDA, ENCURTOU A PISTA, ETC,... ATE UM ESTACIONAMENTO SUBTERRANIO FOI FEITO.
P/ QUE PASSA ALI TODO O DIA, FOI 2 OU 3 ANOS CONVIVENDO COM A TAL DA OBRA! INVESTIMENTO MILIONÁRIO! SE A TAL FUNDAÇAO, TINHA OU NAO RECUSRSOS, SE FOI PAGO PELOS PATROCINADORES, NUNCA SE QUESTIOUNO.
MAS COM CERTEZA ESTE MUSEU DA ULBRA, DEVERIA TER UMA ATENÇAO MAIOR, POR PARTE DO ESTADOE SER CONSERVADO.
SEM QUALQUER SOMBRA DE DUVIDA, O MUSEU DE TECNOLOGIA , ATRAI E JA ATRAIUM MUITO MAIS ADMIRADORES E INTERESSADOS, TRAZENDO NO MINIMO TURISMO AO ESTADFO, DO QUE ESTE OUTRO MUSEU QUE CITEI ANTES, QUE P/ 90% DA POPULAÇAO, NAO PASSA DE UM ELEFANTE BRANCO AS MARGENS DO RIO GUAIBA.

AS CRIANÇAS DOS COLEGIOS, VAO LÁ, VISITAR! COITADAS! DEVE SER UM PORRE MESMO.
TUDO, BRANCO E SEM GRAÇA, .....
SE LEVASSEM AS CRIANÇAS EM MUSEUS COMO ESTE DA ULBRA, A EXPERIENCIA SERIA OUTRA. IAM CHEGAR EM CASA E DIZER: BAH!, PAI,.. CADA CARRO! OS RADIOS ERAM ASSIM? E MUITA CURIOSIDADE SE IRIA ACIRRAR.

TALVEZ ALGUEM DEVESSE COMEÇAR UM MOVIMENTO PARA TOMBAR AQUELE ACERVO TODO, E TER DE SER MAntido no nosso estado.

Absoluto Leilões disse...

Importante: Como todos sabem, os veículos do Museu da ULBRA estarão sendo leiloados, e a ABSOLUTO LEILÕES tem a honra de realizar esses eventos. Os primeiros lotes serão leiloados nos meses de Julho e Agosto. Entre os carros estão raridades como um Rolls Royce e um Jaguar, entre outros. Venho através deste me colocar à disposição através do e-mail atendimento@absolutoleiloes.com.br e informar que os veículos podem ser verificados no site www.absolutoleiloes.com.br, assim como as demais informações sobre os leilões.”