terça-feira, 3 de novembro de 2009

Economizando combustível... e dinheiro

O Centro de Pesquisas da Petrobrás (CENPES), no Rio de Janeiro, realizou uma série de testes a respeito de consumo de combustíveis, levando em conta uma série de condições normalmente vividas pelos motoristas. Os resultados foram os seguintes:

Velas Gastas
As velas originais foram substituídas por unidades com 20.000 km rodados em outro motor idêntico, mas que jamais haviam sido limpas nem reguladas. Estavam com abertura menor que a especificada.
Acréscimo de consumo: 7,49%

Filtro de ar obstruído
O filtro de ar original foi trocado por outro que rodara também 20.000km em outro carro igual, sem jamais ter sido limpo.
Acréscimo de consumo: 6,20%

Rodagem em "banguela"
Todos os testes foram efetuados em dinamômetro. Foi simulada a rodagem em descidas com o carro engrenado e desengrenado. Em carros com injeção eletrônica o consumo em "banguela" é ligeiramente maior que engrenado.
Acréscimo de consumo: 5,19%

Pneus murchos
Essa é para quem tem preguiça de medir a pressão dos pneus uma vez por semana, ou quando o tempo esfria. Foi feita a avaliação com 6 libras a menos em cada pneu.
Acréscimo de consumo: 17,80%

Janelas abertas
Esse teste não foi em dinamômetro (obviamente), por isso o resultado não pode ser comparado diretamente com os demais, mas serve como referência. O carro rodou em pista plana, em velocidade constante, com as duas janelas totalmente abertas.
Acréscimo de consumo: 9,35%

Carro com 4 passageiros
Simulou-se o peso de mais 3 passageiros (225kg). Claro que é melhor rodarem 4 pessoas em um único carro do que 4 pessoas em 4 carros separados. Mas isso serve para aqueles que "esquecem" a tralha da pescaria no porta-malas, ou que carregam uma baita caixa de ferramentas no porta-malas.
Acréscimo de consumo: 10,80%

Enviado por José Roberto Bressan

Nenhum comentário: