terça-feira, 27 de novembro de 2007

O “Woodie” brasileiro


Após à Segunda Guerra, devido à escassez de aço, alguns modelos de automóveis americanos, sobretudo os do tipo SW, passaram a ser fabricados com muitas partes em madeira. Daí a se tornarem grandes clássicos, foi um pulo.
Mas o Brasil também teve seu modelo Woodie. Pelo menos de mentirinha! A foto acima é da Belina 1970 em série especial e limitada com apliques laterais em material laminado padrão jacarandá. Não eram autênticas Woodie, por serem apenas apliques. Dá pra contar nos dedos as sobreviventes deste modelo ainda existentes.

4 comentários:

Anônimo disse...

sei de uma em Passo Fundo... Inclusive as fotos foram publicados no Maxicar...

Anônimo disse...

Toda vez que vejo uma "Woodie" lembro do primeiro filme da série Férias Frustadas. O cara compra um sedan lindão vermelho para ir viajar com a família, mas entregam uma coisa horrorosa dessas. Uma perua enorme com essa imitação de madeira do lado. É muito engraçado.

eoveye disse...

A belina nos anos modelo 70 e 71 tinha motor 1.3 (1289 cm3) e saiu nas versões Standard, Luxo e Luxo Especial, que era essa com os apliques de jacarandá. Em 72 a belina passou a ter versão única já equipada com o motor 1.4 ou 1.372 cm3(o corcel permanecia 1.3, exceto o GT XP que também já tinha motor 1.4 e carburador de corpo duplo), mas os apliques ainda eram oferecidos como opcionais, sendo abolidos a partir de 73, quando toda a linha ganhou o motor 1.4.

Desentupidora Superjato 3088-2222 disse...

Um dos melhores carros lançados pela Ford tenho uma é não vendo pois é um carro muito bom