terça-feira, 11 de março de 2008

Como destruir um belo projeto

Às vezes, vendo a “evolução” dos automóveis ao longo do tempo, ficamos pensando onde é que esses projetistas estão com a cabeça. Um exemplo clássico é o Ford Thunderbird, lançado como um magnífico esportivo de dois lugares em 1955.
Repare na linha tempo abaixo. Com o passar dos anos, o carro foi ficando cada vez mais feio e maior. No final do anos 70 já era uma enorme bannheira, que nem de muito longe lembrava o design original. A Ford só limpou sua barra com o lançamento do New Thunderbird, em 2004. O carro é totalmente inspirado na belezinha dos anos 50.

Um comentário:

Anônimo disse...

Acredito que as vezes é até questão de marketing. Querem continuar a vender determinado nome para o cliente que quando tinha 20 anos comprou um t-bird, mas hoje tem esposa, filhos, netos. Isso aconteceu com o mustang nos anos 80, o departamento de engenharia quase "matou" o cavalinho. Sorte que no inicio da decada de 90, um grupo de engenheiros resolveram revitalizar o carro, inspirados nas linhas dos primeiros modelos. Não vamos longe, no Brasil isso tb acontece, principalmente com a vw. Os atuais Gol em nada lembram os primeiros modelos equipados com motores a ar. E se compararmos a qualidade do acabamento interno com os veículos produzidos no inicio de 2000 com os atuais, vamos notar queda na qualidade.