terça-feira, 10 de março de 2009

E o Fusca virou selo...


Todo “fuscamaníaco” que se preze sabe que no dia 9 de janeiro comemorou-se os 50 anos da produção do primeiro Fusca Brasileiro. Veja detalhes aqui!
Pois bem! No dia 18 de fevereiro, a Volkswagen lançou em São Paulo um selo comemorativo para lembrar a data, cuja cobertura da festa também publicamos. O tal selo fez tanto sucesso, que os próprios Correios resolveram coloca-lo a venda. Veja os detalhes abaixo, na reprodução deste e-mail que recebemos:

Amigos e amigas,

No último dia 27 de fevereiro, pedi o apoio de todos vocês em torno de uma grande causa: a criação de um selo comemorativo em homenagem ao cinquentenário da fabricação nacional do "Volkswagen de passageiros", que nós, brasileiros, carinhosamente batizamos como "Fusca".

Nestas quase duas semanas, mantivemos conversações com o Ministério das Comunicações e com o Departamento de Filatelia da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. A empreitada seria bem mais difícil do que parecia num primeiro momento, pois selos comemorativos são feitos sempre a partir do CENTENÁRIO de algum fato histórico relevante (e temos apenas um cinquentenário a oferecer), e a comissão de filatelia só se reúne para apreciar o lançamento dos selos do ano seguinte, portanto todos os nossos prazos estavam expirados.

Os selos personalizados, por sua vez, têm um caminho menos burocrático: são feitos sob encomenda de uma pessoa, física ou jurídica, e destinam-se ao seu uso exclusivo. Porém, nunca aconteceu antes, na história dos Correios, de um selo personalizado encomendado por alguém causar tanta comoção e burburinho para que se cogitasse em transformá-lo em um produto de linha. Graças às intervenções da Sra. Eliane Aparecida de Sá, do departamento de produtos personalizados dos Correios, e da participação ativa do entusiasta e fuscamaníaco Alexander Gromow, a Volkswagen do Brasil permitiu que a 'arte' com seus selos personalizados fosse reproduzida para venda ao público em geral. Pela primeira vez na história da ECT, um selo personalizado transformou-se em produto de prateleira!

Hoje, no dia 09 de março de 2009, os selos foram liberados para comercialização, tanto pela Internet como sob encomenda nas maiores agências dos Correios espalhadas por todo o país. Conseguimos! Eu, em nome do VW Boxer Clube de Brasília, agradeço a todos os amigos que assinaram e repassaram meu pedido, e mais especialmente ainda a todos que participaram ativamente da realização desse projeto: os departamentos de filatelia e produtos personalizados dos Correios (Eliane, Conceição e equipe), nosso companheiro e mestre Alexander Gromow (visite a 'saga completa' do selo no site
www.maxicar.com.br/old/eventosefatos/selo50anosvw.asp), nosso confrade Samuel Figueiroa (fusqueiro e funcionário dos Correios), a área de merchandising e eventos da Volkswagen do Brasil (Ana Mota e Gilberto Santos) e do próprio VW Boxer, que encampou essa luta.

É isso, pessoal! O Fusca virou SELO!


Túlio Abrahão Lazarini

VW Clube de Brasília


Nenhum comentário: