terça-feira, 28 de julho de 2009

Nalgum canto do Brasil


Largado no meio de um terreno baldio, em algum lugar do país, um Brasinca 4200 GT, esportivo nacional fabricado anos 1960, mais conhecido simplesmente como Uirapuru. Quem faria uma coisa dessas com um carro cuja produção foi de menos de 80 unidades?
Raridade e qualidades a parte, uma coisa temos que confessar: achamos esse o mais feio esportivo já fabricado no Brasil! O danado é feioso de qualquer ângulo!

6 comentários:

Anônimo disse...

Algum colecionador precisa resgatar este Uirapuru e restaurá-lo......
Quando criança,vi somente um destes carros.
Carlos
Volta Redonda\RJ

Luiz Paulo disse...

particularmente gosto muito desse esportivo. o Ex-dono da Brasinca, entregou o ultimo exemplar (com pouco uso e ainda com o dono) em troca de uma divida, o receptor do carro naum exitou em perguntar "e isso ai vale quanto pra vender". O filho trabalha hoje com meu pai, e se lembra da juventude saindo com o carrão.

Odair disse...

Esse Uirapuru estava em BH (essa foto tem uns 10 anos ou mais); depois foi para Brasília, depois para Cotia e agora esta em Londrina... serviu como doador de peças, só resta a carcaça.

Odair Ferraz disse...

Ah, e descordo do Maxicar, o Uirapuru é um belo carro! Mas, gosto é gosto...

Romeu disse...

Tambem acho o carro bem bonito, com um desenho que inclusive não envelheceu, como muitos outros esportivos da época.
E não nos esquecendo da velha polemica: o ingles Jensen Interceptor foi copiado ou não do nosso Brasinca/Uirapuru?

gtx disse...

estou com o odair. é questão de gosto, mas acho que a beleza do projeto uirapuru ultrapassa as linhas - ainda atuais - e chega à formulação - efeito solo, 2 e 1/2 volumes, instalação elétrica exposta, pesquisa em túnel de vento, e fazer um motor de caminhão levá-lo a 200 km/h em 1964 - o que somente foi igualado pelo omega 3.0 em 1992.

odair, este brasinca é o tal que foi penhorado e assim foi sumindo, sumindo, etccc ?