quarta-feira, 16 de setembro de 2009

O “volkswagen” da Ford


Essa propaganda pouca gente conhece. E pode até chocar os mais fanáticos pelo Fusca. Segundo Alexander Gromow, que nos cedeu a imagem, não se trata da primeira tentativa entre Ford e VW em criar a Autolatina, nos anos 1930!
A explicação é até bastante simples: a marca “Volkswagen” somente surgiu em 1938, ano do lançamento oficial do VW (automóvel). A expressão volkswagen significa em alemão “carro do povo”. Esta é simplesmente uma propaganda da Ford alemã, que tinha naquela época, em 1931 - portanto antes do surgimento da montadora Volkswagen - o seu volkswagen, seu carro popular. A Opel, outra fábrica alemã, também possuía o seu.

Um comentário:

A Paris... disse...

Eu gostaria de registrar que esta foto historicamente importante faz parte de meu acervo graça à colaboração do Jason Curvello Vogel; que, aliás, tem um aguçado espírito de pesquisa e colabora com o meu trabalho há muito tempo. Obviamente eu sou muito grato à importante ajuda dele que também aparece no meu primeiro livro. A adoção do nome VOLKSWAGEN pelo Terceiro Reich iniciou em 1934 quando em um discurso proferido no Salão do Automóvel de Berlim - quando foi comunicada que um VOLKSWAGEN estaria sendo desenvolvido. A consolidação realmente ocorreu em 1938 com a apresentação dos protótipos definitivos.
Alexander Gromow