Nos últimos dias alguns sites especializados têm publicado a notícia sobre um livro lançado na Holanda, de autoria de Paul Schilperoord, que afirma que o judeu Josef Ganz seria o verdadeiro “pai” do Fusca. Essa informação também se espalhou rapidamente pelo Internet através de e-mail. Só nós aqui no Portal Maxicar, já recebemos várias mensagens sobre o assunto. Veja a notícia no portal de notícias G1
Na verdade, esse assunto não é nenhuma novidade. Há cerca de 3 meses, nosso colunista Alexander Gromow publicou o brilhante artigo “O que nasceu primeiro: a galinha ou o ovo”, que fala justamente das origens do Volkswagen e mostra a verdade sobre essa suposta “paternidade”.
O próprio Gromow nos enviou ontem um e-mail, onde comenta o assunto:
"No meu artigo eu mostro o caminho que levou até à concepção técnica do Fusca de uma maneira imparcial e detalhada. Com o artigo fica claro que o projeto do Fusca foi uma evolução de várias tendências técnicas disponíveis na época, que receberam o tempero da criatividade de Porsche, bem como algumas exclusividades como a suspensão com barras de torção patente do próprio Porsche. Mostro que haviam carros parecidos como o Tatra, bem mais parecido visualmente e conceitualmente com um protótipo do Fusca:
Josef Ganz tinha concebido um carro usando princípios técnicos semelhantes, até apresentou estes carros ao governo alemão da época para que fossem testados, mas os mesmos não forma aprovados. Mas eram primitivos, com carroceria de madeira recoberta de courvin.
Assim como haviam pontos coincidentes, também haviam pontos divergentes entre os dois projetos, de Porsche e de Ganz. Não há de se falar de cópia, isto é forçar um pouco a natureza - tanto que Ganz jamais conseguiu seu intento que era de ser reconhecido como pai do Fusca. Porsche mostrou através de sua carreira que não necessitava disto para desenvolver um "carro do povo" oficial para o Partido Nacional Socialista da época.
Depois que uma idéia deu certo aparecem muitos pretendentes a pai, só o fracasso é que é órfão...
Agora virá mais uma onda de sensacionalismo em torno deste assunto!
É incrível como esta história que se arrasta há mais de 70 anos voltou a borbulhar agora.
Será um tempinho difícil dada a efervescência dos ingredientes deste prato que está sendo requentado por este livro; e como nem todo mundo se dedica ao estudo da história do Fusca e muito poucos lêem o que de sério é escrito sobre o assunto está por vir um Tsunami movido pelo desconhecimento de causa.
Vai sobrar gaiato querendo surfar nesta onda careca...
"No meu artigo eu mostro o caminho que levou até à concepção técnica do Fusca de uma maneira imparcial e detalhada. Com o artigo fica claro que o projeto do Fusca foi uma evolução de várias tendências técnicas disponíveis na época, que receberam o tempero da criatividade de Porsche, bem como algumas exclusividades como a suspensão com barras de torção patente do próprio Porsche. Mostro que haviam carros parecidos como o Tatra, bem mais parecido visualmente e conceitualmente com um protótipo do Fusca:
Josef Ganz tinha concebido um carro usando princípios técnicos semelhantes, até apresentou estes carros ao governo alemão da época para que fossem testados, mas os mesmos não forma aprovados. Mas eram primitivos, com carroceria de madeira recoberta de courvin.
Assim como haviam pontos coincidentes, também haviam pontos divergentes entre os dois projetos, de Porsche e de Ganz. Não há de se falar de cópia, isto é forçar um pouco a natureza - tanto que Ganz jamais conseguiu seu intento que era de ser reconhecido como pai do Fusca. Porsche mostrou através de sua carreira que não necessitava disto para desenvolver um "carro do povo" oficial para o Partido Nacional Socialista da época.
Depois que uma idéia deu certo aparecem muitos pretendentes a pai, só o fracasso é que é órfão...
Agora virá mais uma onda de sensacionalismo em torno deste assunto!
É incrível como esta história que se arrasta há mais de 70 anos voltou a borbulhar agora.
Será um tempinho difícil dada a efervescência dos ingredientes deste prato que está sendo requentado por este livro; e como nem todo mundo se dedica ao estudo da história do Fusca e muito poucos lêem o que de sério é escrito sobre o assunto está por vir um Tsunami movido pelo desconhecimento de causa.
Vai sobrar gaiato querendo surfar nesta onda careca...
Um abraço "
Alexander
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