segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Corvair: o Fusca da GM

Lançado em 1960, o Chevrolet Corvair representou uma verdadeira revolução na indústria automobilística americana, por possuir motor boxer, refrigerado a ar, instalado na traseira. Tipica receita da Volkswagen na época. Lançado inicialmente com sedã, rapidamente sugurgiram novas versões de carroceria, entre elas um conversível, um coupé e uma van. O carro nunca foi um campeão de vendas, mas em 1965 foi dado o golpe de misericórdia com a publicação de um livro que alertava o consumidor para possíveis falhas na suspensão, que poderiam causar graves acidentes. Por ironia, essas falhas já haviam sido corrigidas na versão 1965. Mas aí já era tarde... O vídeo abaixo, produzido pela General Motors, mostra justamente as qualidades do sistema de suspensão do carro.


2 comentários:

A Paris... disse...

Meus amigos, chamar o Corvair de Fusca da GM é forçar um pouco a natureza...
O carro foi uma mudança de conceito usando princípios que a VW usava, alguns Fuscamaníacos da época andaram colocando motor de Corvair em Fuscas, mas até ai chamar o Corvair de Fusca é meio pesado, então vamos chamar o Subaru de Fusca também, pois tem motor boxer (sem esquecer dos Porsches) e a festa está feita.
Outra coisa que foi um grande problema é o desconhecimento do americano do que é um carro americano com motor traseiro (o Tucker não tinha dado certo...) e com isto, acostumados com ter peso na frente, quando apareceu um carro americano com peso atrás o pessoal continuou dirigindo como se o peso estivesse na frente. Ora, assim também não dá, ocorreram vários acidentes feios, mas o problema maior, a meu ver foi de falta de habilidade ao conduzir. Quando o mesmo americano entrava num Fusca aproveitava a característica sobre – esterçante para dar cavalos de pau...

Portal Maxicar disse...

O titulo do post é apenas uma alusão ao fato da GM utlizar neste carro a formula motor boxer, refrigerado a ar na traseira do carro, típica dos VWs. O que nunca foi usual à montadora. Nenhuma comparação direta ao Fusca.